Saiba quem são os brasileiros na Champions e quais times representam
A 65ª Liga dos Campeões da Europa dá nesta terça-feira (17) a largada na fase de grupos.
Novamente, 32 equipes, divididas em oito grupo de quatro, disputarão seis jogos cada uma, e as duas mais bem colocadas de cada chave avançarão para os mata-matas.
A final será no dia 30 de maio de 2020, em Istambul, na Turquia.
Como fã de futebol bem jogado e bem disputado, em gramados quase sempre muito bem cuidados e com a presença de quase todos os melhores jogadores do mundo, acompanharei sempre que puder as partidas da Champions League – alguma serão exibidas só via Facebook.
Os destaques do dia são Borussia Dortmund (do ótimo teen inglês Jadon Sancho) x Barcelona (possivelmente com Messi, que era dúvida devido a uma contusão na panturrilha) e Napoli x Liverpool (o atual campeão, com o trio ofensivo Salah-Firmino-Mané).
A primeira rodada ainda traz, na quarta (18), Paris Saint-Germain (desfalcado do suspenso Neymar, que no sábado foi decisivo, com um golaço, em seu retorno à equipe) x Real Madrid e Atlético de Madri x Juventus (com o superartilheiro Cristiano Ronaldo).
Também como fã do futebol brasileiro, espero ver atuações marcantes dos brasucas que participarão da Champions. Desta vez serão 66 (65 atletas e um treinador), representando 27 times.
Cito cada um a seguir; os jogadores acompanhados por um asterisco têm sido titulares – 27, ou 42%, estão nessa situação.
As equipes com mais brasileiros são o Shakhtar, da Ucrânia (nove), o Lyon, da França (seis), e o Real Madrid (cinco). Borussia Dortmund, Inter de Milão, Slavia Praga (que estão no mesmo grupo), Dínamo Zagreb e Brugge não têm nenhum.

Grupo A
- PSG (França) – Neymar*, Thiago Silva* e Marquinhos*
- Real Madrid (Espanha) – Casemiro*, Marcelo*, Vinícius Júnior*, Éder Militão e Rodrygo
- Galatasaray – Mariano* e Marcão*
- Club Brugge (Bélgica) – nenhum
Grupo B
- Bayern de Munique (Alemanha) – Philippe Coutinho
- Tottenham (Inglaterra) – Lucas Moura
- Olympiacos (Grécia) – Guilherme*
- Estrela Vermelha (Sérvia) – Jander*
Grupo C
- Manchester City (Inglaterra) – Ederson*, Fernandinho e Gabriel Jesus
- Shakhtar Donetsk (Ucrânia) – Taison*, Ismaily*, Alan Patrick*, Dentinho, Tetê, Marcos Antônio, Dodô, Marquinhos Cipriano e Vitão
- Atalanta (Itália) – Rafael Tolói, Guilherme Arana e Ibañez
- Dínamo Zagreb (Croácia) – nenhum
Grupo D
- Juventus (Itália) – Alex Sandro*, Douglas Costa* e Danilo
- Atlético de Madri (Espanha) – Renan Lodi* e Felipe
- Bayer Leverkusen (Alemanha) – Wendell* e Paulinho
- Lokomotiv Moscou (Rússia) – Murilo*
Grupo E
- Liverpool (Inglaterra) – Firmino*, Fabinho* e Alisson
- Salzburg (Áustria) – André Ramalho* e Carlos Miguel
- Napoli (Itália) – Allan*
- Genk (Bélgica) – Neto Borges
Grupo F
- Barcelona (Espanha) – Arthur e Neto
- Inter de Milão (Itália) – nenhum
- Borussia Dortmund (Alemanha) – nenhum
- Slavia Praga (República Tcheca) – nenhum
Grupo G
- Lyon (França) – Thiago Mendes*, Jean Lucas, Rafael, Marcelo, Fernando Marçal e Sylvinho (técnico)
- Leipzig (Alemanha) – Matheus Cunha
- Benfica (Portugal) – Carlos Vinícius, Caio, Gabriel e Jardel
- Zenit (Rússia) – Douglas Santos* e Malcom
Grupo H
- Chelsea (Inglaterra) – Willian
- Ajax (Holanda) – David Neres
- Valencia (Espanha) – Gabriel Paulista*
- Lille (França) – Gabriel*, Luiz Araújo, Thiago Maia e Leo Jardim
Há grande expectativa em relação àqueles que defenderam recentemente a seleção brasileira: Neymar, Philippe Coutinho, Casemiro, Thiago Silva, Marquinhos, Alex Sandro, Arthur, Fabinho, Ederson, Éder Militão, Allan, David Neres e Vinícius Júnior.
As atenções também estarão voltadas para o técnico Sylvinho, ex-auxiliar de Tite na seleção brasileira e atual comandante do Lyon.

Espero ainda boas atuações dos laterais-esquerdos Marcelo (Real Madrid), que depois da Copa de 2018 foi esquecido por Tite, e Renan Lodi (Atlético de Madri); do goleiro titular do Brasil, Alisson (Liverpool), em fase final de recuperação de lesão; dos atacantes Douglas Costa (Juventus) e Willian (Chelsea) e do lateral-direito Danilo (Juventus), que estiveram no Mundial russo; dos atacantes Gabriel Jesus (Manchester City), decepção na Copa do Mundo mas destaque da seleção na conquista da Copa América deste ano, e Lucas Moura (Tottenham); e de Douglas Santos (Zenit), campeão olímpico na Rio-2016, lateral-esquerdo que tem jogado de volante.
Dos demais, a maioria é de desconhecidos (Ibañez, Tetê, Vitão, Leo Jardim e Carlos Miguel, para citar alguns) ou de nomes que se destacaram no Brasil mas não ganharam fama suficiente na Europa (os atacantes Dentinho, Malcom e Luiz Araújo, os volantes Thiago Mendes e Thiago Maia e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, por exemplo).
O jogador mais jovem é o ex-santista Rodrygo (18 anos), atacante do Real Madrid, e o mais velho, o zagueiro Thiago Silva, capitão do PSG, que completará 35 anos no próximo domingo.
Em tempo 1: Nasceram no Brasil, mas têm outra nacionalidade, e estão inscritos na fase de grupos da Liga dos Campeões os atacantes espanhóis Diego Costa (Atlético de Madri) e Rodrigo (Valencia), o volante espanhol Thiago Alcántara (Bayern), o volante italiano Jorginho (Chelsea), o lateral-esquerdo italiano Emerson (Chelsea), o goleiro russo Guilherme (Lokomotiv) e os atacantes ucranianos Júnior Moraes e Marlos (ambos do Shakhtar).
Em tempo 2: Em cada grupo, deixei acima os times que considero que avançarão para as oitavas de final. Barcelona e Chelsea estão entre eles, porém, se não tomarem cuidado, podem ver o favoritismo ir pelo ralo. Aposto na Inter de Milão à frente do Borussia Dortmund e nas quedas prematuras de Napoli e Benfica. Ressalto que são meramente palpites, que muitas vezes não se concretizam.