UOL - O melhor conteúdo

Teste seu conhecimento – Estreia do Brasil em Copas do Mundo

A seleção brasileira inicia neste domingo (17), na cidade de Rostov, às 15 horas (de Brasília), a campanha rumo ao hexacampeonato na Copa do Mundo.

Nas cinco ocasiões em que se sagrou campeão mundial, o Brasil ganhou de seleções da Europa na estreia, e seu primeiro adversário na competição na Rússia é a europeia Suíça.

Mas o quanto você sabe ou lembra sobre a primeira partida da seleção nacional nessas edições em que levantou a Taça Jules Rimet (1958, 1962 e 1970) e a Taça Fifa (1994 e 2002)?

Descubra neste teste de cinco perguntas.

1) Copa de 1958 (Suécia)

Brasil 3 x 0 Áustria. Dois importantíssimos jogadores ficaram na reserva, por opção do técnico Feola. Quais?

a) Garrincha e Didi

b) Garrincha e Pelé

c) Didi e Zagallo

d) Pelé e Zagallo

O atacante Pelé, o goleiro Gylmar e o meia Didi comemoram a conquista da Copa do Mundo de 1958, na Suécia (29.jun.1958/Associated Press)

2) Copa de 1962 (Chile)

Brasil 2 x 0  México. Quem foi o centroavante do Brasil nessa partida, assim como nas outras cinco?

a) Amarildo

b) Coutinho

c) Pelé

d) Vavá

3) Copa de 1970 (México)

Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia. Um jogador marcou dois dos quatro gols da seleção na goleada. Quem é ele?

a) Jairzinho

b) Pelé

c) Rivellino

d) Tostão

4) Copa de 1994 (EUA)

Brasil 2 x 0 Rússia. Qual atleta iniciou o Mundial como capitão da equipe, perdendo depois a titularidade?

a) Cafu

b) Leonardo

c) Mauro Silva

d) Raí

5) Copa de 2002 (Coreia do Sul/Japão)

Brasil 2 x 1 Turquia. Que jogador entrou no 2º tempo e sofreu o pênalti que deu a vitória, de virada, à seleção?

a) Denílson

b) Edílson

c) Luizão

d) Rivaldo

Verifique, antes de checar o gabarito, as faixas de classificação por desempenho neste quiz:

Zero acerto – Definitivamente você nem sabia até hoje que o Brasil tinha sido (e é) pentacampeão mundial.

1 a 2 acertos – Você já deve ter ouvido falar de Pelé, Garrincha e Vavá, mas não tinha ideia de quais Copas eles disputaram.

3 a 4 acertos – Seu conhecimento do histórico da seleção em Mundiais, mesmo em um passado já distante, é respeitável.

5 acertos – Parabéns! Quando o assunto é o Brasil campeão em Copas do Mundo, sua memória é invejável.

Leia também – Teste seu conhecimento: Copa das Confederações da Rússia

Leia também – Teste seu conhecimento: Eurocopa da França

Leia também – Teste seu conhecimento: Copa América Centenário

Respostas: 1(b), 2(d), 3(a), 4(d) e 5(c)

Comentários 0

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso