Teste seu conhecimento – Eurocopa da França

Por Luís Curro
X

Portugal, quem diria, surpreendeu a anfitriã França na final da Eurocopa, com um gol do reserva Éder na prorrogação, e conquistou pela primeira vez um título importante.

A Euro em novo formato, inchada com 24 seleções, terminou no domingo (10) após um mês de jogos muito disputados e algumas surpresas, como os bons desempenhos de Islândia e País de Gales e as eliminações de Espanha e Inglaterra nas oitavas de final.

Eu pergunto: você acompanhou a Eurocopa-2016 de perto? A memória está boa o suficiente para passar em um teste de conhecimento?

A exemplo do feito com a Copa América Centenário, nos EUA, faço cinco perguntas (respondidas tanto nas transmissões de TV como nos textos publicados em jornais e sites) e lhe deixo o desafio de respondê-las corretamente.

1) Atual campeã mundial, a Alemanha caiu nas semifinais ao perder da França por 2 a 0. Um de seus melhores atacantes terminou a competição sem fazer um único gol. Qual?

a) Draxler

b) Thomas Müller

c) Mario Gómez

d) Özil

2) Que goleiro se tornou, aos 40 anos, o jogador mais velho a participar de uma Eurocopa?

a) Cech, da República Tcheca

b) Given, da Irlanda

c) Király, da Hungria

d) Halldórsson, da Islândia

3) O português Cristiano Ronaldo fez, na semifinal diante do País de Gales, seu nono gol em Eurocopas, igualando-se ao recordista, que precisou de apenas uma edição para marcar nove vezes. Quem foi ele?

a) O francês Platini, em 1984

b) O holandês Van Basten, em 1988

c) O alemão Klinsmann, em 1992

d) O inglês Shearer, em 1996

4) O suíço Shaqiri marcou nas oitavas de final, no jogo em que seu país foi eliminado pela Polônia nos pênaltis, um dos mais belos gols da Euro. De que jeito?

a) Encobrindo o goleiro em chute do meio do campo

b) Enfileirando quatro rivais antes de concluir

c) Tocando de letra depois de cruzamento

d) Dando um voleio da entrada da área

5) A Espanha, que defendia o título, foi eliminada cedo, nas oitavas de final. Por qual seleção e como?

a) Croácia, no tempo normal

b) Croácia, nos pênaltis

c) Itália, no tempo normal

d) Itália, nos pênaltis

X

Antes do gabarito, veja as faixas de classificação por número de respostas certas neste teste da Eurocopa da França:

5 acertos – Excelente! Para ter acertado as questões 2 e 4, você assistiu até mesmo a jogos de seleções consideradas menos importantes no cenário europeu. Performance “Portugal” (campeão).

3 a 4 acertos – Bom! Você é conhecedor do futebol no velho continente e possivelmente viu a maioria das partidas e/ou se manteve bem informado durante o longo período da competição. Performance “País de Gales” (semifinalista).

1 a 2 acertos – Fraco! As perguntas não eram assim tão difíceis (1 e 5 eram bem fáceis) para quem supostamente acompanhou com atenção a Euro. Performance “Inglaterra” (queda nas oitavas).

Zero acerto – Péssimo! Você cochilou em quase todos os jogos ou só assistiu aos “melhores momentos”, e sem prestar muita atenção. Nova chance só daqui a quatro anos, na próxima Eurocopa. Performance “Ucrânia” (única seleção a perder todos os três jogos).

Respostas: 1(b), 2(c), 3(a), 4(d) e 5(c).