Que time das grandes ligas é o campeão das goleadas?

Ganhar de goleada é uma maravilha. Que torcedor não gosta quando seu time vence por três, quatro, cinco gols de diferença?

E felizmente a vitória por goleada, apesar de não ser o resultado mais comum no futebol, aparece com certa frequência.

Só na rodada mais recente dos principais campeonatos europeus (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano) ocorreram dez triunfos por placar elástico –três ou mais gols de vantagem–, em 49 jogos. Ou 20%.

Na Inglaterra, o Manchester City fez 5 a 0 no Arsenal, mesmo resultado do Bayern de Munique contra o Hertha Berlin na Alemanha. A Bundesliga ainda teve Augsburg 1 x 4 Bayer Leverkusen e Mainz 3 x 0 Greuther Fürth.

Na Itália, o Milan mandou um 4 a 0 no Cagliari; a Udinese, um 3 a 0 no Venezia; e a Lazio, um 6 a 1 no Spezia.

Na Espanha, quem goleou foi o Valencia (3 a 0 diante do Alavès) e o Rayo Vallecano (4 a 0 sobre o Granada).

Na França, a única vitória esmagadora pertenceu ao Nice: 4 a 0 contra o Bordeaux.

E por aqui? No Brasil, o Flamengo foi impiedoso com o Santos e, mesmo fora de casa, goleou por 4 a 0 no sábado (28) –a única vitória por larga margem de gols na 18ª rodada.

Há uma verdade incontestável quando o tema é goleada: em algum momento, sem exceção, seja time grande, seja time médio, seja time pequeno, esse time em questão aplicou ou levou uma.

Mas qual é o time é o que mais goleia? Qual equipe é a campeã dos placares elásticos a seu favor?

Nesse tipo de pesquisa faz-se necessário estabelecer limites, então verifiquei as cem partidas mais recentes, válidas por competição (campeonatos, copas ou supercopas, nacionais ou internacionais, mais o Mundial de Clubes), dos clubes atualmente na primeira divisão dos países citados.

Será o Barcelona o time mais goleador? Ou o Real Madrid? O Manchester City? Ou o Bayern? O PSG? Ou nenhum deles? Talvez um brasileiro?

Ao todo, 118 times (e centenas de jogos) foram analisados.

No Old Trafford, pelo Campeonato Inglês, o Manchester United goleou o Southampton; os Diabos Vermelhos registraram 22 goleadas nas 100 mais recentes partidas (Phil Noble – 2.vev.2021/Reuters)

Inglaterra

Man City: 29 goleadas

Man United: 22

Leicester e Tottenham: 17

Brentford e Liverpool: 15

Chelsea: 14

Leeds: 13

Arsenal e West Ham: 12

Aston Villa: 10

Watford: 8

Burnley: 7

Everton: 6

Brigthton, Newscastle, Norwich, Southampton e Woverhampton: 5

Crystal Palace: 3

Deu a lógica aqui. Grande fazedor de gols (venceu, por exemplo, as duas últimas partidas por 5 a 0), o Manchester City tem folga na comparação com os demais times da Premier League. Porém foram o rival de cidade United e o Leicester que aplicaram as maiores goleadas no intervalo analisado: 9 a 0. Curiosamente, a vítima foi a mesma, o Southampton, um dos times que menos vencem por placar dilatado –atrás, só o londrino Crystal Palace.

Espanha

1) Barcelona: 27 goleadas

2) Real Sociedad: 14

3) Villarreal: 13

4) Real Madrid: 12

5) Espanyol: 11

6) Sevilla: 10

7) Athletic Bilbao, Getafe e Valencia: 7

10) Atlético de Madrid e Rayo Vallecano: 6

12) Granada, Levante e Mallorca: 5

15) Betis, Celta e Osasuna: 4

18) Alavés, Cadiz e Elche: 1

O Barcelona tinha até outro dia Messi e, até a temporada retrasada, o uruguaio Suárez, dois grandes goleadores, então era natural seus torcedores estarem acostumados a placares elásticos a favor da equipe. O Real Madrid goleia menos que a metade das vezes do que o arquirrival catalão, e o Atlético de Madrid, atual campeão, faz jus à fama de ganhar “sempre de 1 a 0”. Na primeira divisão espanhola estão os clubes que menos golearam nas cem mais recentes partidas: uma única vez, e já faz tempo, em 2019.

Alemanha

1) Bayern: 32 goleadas

2) Borussia Dortmund: 24

3) Leipzig: 21

4) Bayer Leverkusen: 20

5) Hoffenheim: 16

6) Wolfsburg: 15

7) Borussia Mönchengladbach: 14

8) Colonia e Stuttgart: 13

10) Freiburg, Hertha Berlin e Eintracht Frankfurt: 10

13) Arminia Bielefeld e Greuther Fürth: 9

15) Bochum: 8

16) Augsburg, Mainz e Union Berlin: 6

Com Lewandowski, o atual melhor mundo, como centroavante, espera-se que o Bayern goleie o adversário semana sim, semana sim, já que o polonês é uma máquina de fazer gols. De três vezes que joga, o Bayern ganha por larga margem em uma. Sofreram amargamente na mão (ou melhor, nos pés e na cabeça) do time de Munique o Barcelona (8 a 2 na Champions) e, bem recentemente, na semana passada, o Bremer (12 a 0 na Copa da Alemanha).

Com Messi, os torcedores do PSG podem ver a sanha goleadora do clube parisiense ser ainda mais potencializada (Benoit Tessier – 29.ago.2021/Reuters)

França

1) Paris Saint-Germain: 34 goleadas

2) Lyon: 20

3) Lille: 14

4) Monaco: 12

5) Clermont: 11

6) Nice e Strasbourg: 9

8) Angers e Lens: 8

10) Lorient: 7

11) Metz, Rennes e Saint Étienne: 6

14) Brestois, Montpellier, Nantes e Troyes: 5

18) Bordeaux: 4

19) Olympique de Marselha e Reims: 2

Nada imprevisto, o PSG de Neymar e Mbappé ganha por goleada uma de cada três partidas que disputa, e o reforço de Messi indica que esse cenário tende a persistir. Supreendente o Olympique de Marselha, uma das tradicionais forças na França, ter goleado somente duas vezes nas suas últimas cem apresentações, ficando em último na lista da Ligue 1, atrás de 18 adversários.

Itália

1) Atalanta: 23 goleadas

2) Juventus: 17

3) Inter de Milão e Roma: 16

5) Milan: 12

6) Lazio e Napoli: 11

8) Bologna, Salernitana, Spezia e Verona: 7

12) Empoli e Sassuolo: 8

14) Fiorentina e Torino: 6

16) Genoa e Sampdoria: 5

18) Udinese: 4

19) Venezia: 3

20) Cagliari: 2

A lista reflete o poderio goleador da Atalanta, que vem sendo uma sensação no “retranqueiro” calcio nestes anos 2020 –nem a presença do artilheiro Cristiano Ronaldo nas últimas temporadas fez com que a Juventus ficasse no topo. À frente do clube de Bergamo nas grandes ligas do planeta ficam somente cinco clubes –dois na Alemanha, um na França, um na Inglaterra e um na Espanha.

Brasil

1) Flamengo: 20 goleadas

2) Palmeiras: 19

3) Atlético-MG e São Paulo: 15

5) Fortaleza: 12

6) Internacional: 11

7) Atlético-GO: 7

8) Bahia: 10

9) Ceará e Cuiabá: 9

11) Corinthians, Grêmio e Fluminense: 8

14) Athletico-PR: 7

15) Chapecoense: 6

16) Bragantino e Sport: 5

18) América-MG, Juventude e Santos: 4

O Flamengo, superofensivo, goleia uma vez a cada cinco jogos, e o Palmeiras, que não passa a mesma mensagem do time rubro-negro aos analistas, quase isso. Eu me surpreendi com o Santos na lanterna, tinha a impressão de que a garotada da Vila ganhava mais vezes de goleada. Registro para o 9 a 1 do São Paulo no 4 de Julho, do Piauí, na Copa do Brasil, e para o 8 a 0 do Grêmio no Aragua, da Venezuela, na Copa Sul-Americana.

Jogadores do Santos se reúnem antes de partida contra o argentino Independiente na Copa Sul-Americana; time é um dos que menos goleiam entre os da elite do Brasileiro (Gustavo Ortiz – 22.jul.2021/AFP)

Assim, de acordo com o estudo do blog, o ranking com os clubes mais goleadores, formando um top 10 (ou melhor, top 11), fica assim, com o pódio ocupado por Paris Saint-Germain, Bayern de Munique e Manchester City:

  1. PSG
  2. Bayern
  3. Manchester City
  4. Barcelona
  5. Borussia Dortmund
  6. Atalanta
  7. Manchester United
  8. Leipzig
  9. Bayer Leverkusen, Flamengo e Lyon

Leia também: Com 14 a 0, Japão entra em top 10 de goleadas de seleções