Cristiano Ronaldo joga por recordes na Eurocopa; saiba quais

Cristiano Ronaldo, o supercraque de Portugal, cinco vezes o melhor jogador do mundo, começa nesta terça (15), na Eurocopa, a busca por uma série de recordes.

Recordes que, como ele mesmo disse na véspera do jogo de estreia dos portugueses, atuais campeões, contra a Hungria, “são para serem batidos”.

Um deles pode ser quebrado se o camisa 7 entrar em campo na Puskás Arena, em Budapeste, a capital húngara, na partida que começa às 13h (de Brasília), com SporTV.

Outros, o CR7 tem chance de conquistar ao longo da competição, que irá até o dia 11 de julho.

1) Maior número de participações em Eurocopas

Dezessete jogadores participaram de quatro edições da Euro. Cristiano Ronaldo é um deles. Se jogar um único minuto em qualquer partida de Portugal nesta edição, ele será o único a ter estado presente em cinco campeonatos europeus de seleções.

2) Maior número de gols em Eurocopas

Cristiano Ronaldo é, ao lado do lendário francês Michel Platini, o maior goleador em Euros. Cada um fez nove gols. Platini, em uma única edição, a de 1984. O CR7 espalhou seus tentos: dois em 2004, um em 2008, três em 2012 e três em 2016. Caso balance as redes uma única vez agora, será o artilheiro isolado.

3) Maior número de jogos vencidos em Eurocopas

Os meias Andrés Iniesta e Cesc Fàbregas, que já não defendem mais a Espanha, somam 11 triunfos cada um em Euros. Cristiano Ronaldo, também. Uma vitória isolará o português na liderança desse quesito.

4) Maior número de aparições em uma final

Para isso acontecer, logicamente, Cristiano Ronaldo precisará chegar à decisão, que será em Wembley (Londres). Ele e mais 21 jogadores, entre alemães, espanhóis e soviéticos, estiveram em campo em duas finais. O CR7 atuou na de 2004, quando tinha apenas 19 anos, e na de 2016.

5) Maior número de gols por uma seleção

Essa é a marca mais desejada, sem dúvida. Entre todas as seleções do mundo, Cristiano Ronaldo só fica atrás de um jogador em gols marcados. O CR7 balançou as redes 104 vezes por Portugal, em 175 partidas. Ali Daei, aposentado em 2007 e hoje com 52 anos, anotou 109 gols em 149 jogos pela seleção do Irã. Para ser o detentor desse recorde, portanto, o português tem de fazer seis gols –caso Portugal chegue à final, serão seis os duelos que fará.

Capitão de sua seleção, Cristiano Ronaldo comemora o gol de número 104 por Portugal, na vitória por 4 a 0 sobre Israel em amistoso em Lisboa (Patricia de Melo Moreira – 9.jun.2021/AFP)

O item 1, a não ser que Cristiano Ronaldo tenha um problema de última hora que o impeça de jogar, será atingido já nesta terça.

Os itens 2 e 3 são prováveis de serem cumpridos, pois são três os confrontos de Portugal na fase de grupos –depois da Hungria, enfrentará Alemanha e França.

Os itens 4 e 5 são bem mais difíceis, porém, em se tratando de metas desejadas pelo fora de série CR7, realizáveis.

Leia também: Christine e Cristiano

Leia também: Como seria se Cristiano Ronaldo não tivesse nascido?

Em tempo: Cristiano Ronaldo já tem alguns recordes registrados com a seleção lusa, a saber: jogador que mais atuou em Eurocopas (21 vezes); único jogador a fazer gol em quatro edições de Eurocopa; e jogador que mais vezes marcou ao menos um gol em um jogo de Euro (sete vezes).