No dia de Natal, bola rola normalmente em 17 países; saiba quais

O dia de Natal não necessariamente significa a interrupção do futebol no mundo inteiro. Em competições de 17 países, a bola rolará ordinariamente neste 25 de dezembro.

O principal motivo é essas nações, por questão religiosa ou cultural, não considerarem o 25/12 uma data especial –o Natal é um feriado cristão no qual se relembra e se celebra o nascimento de Jesus Cristo.

Assim, especialmente no Oriente Médio, onde predomina o islamismo, haverá jogos de futebol. Que ocorrerão também na África, na Europa e nas Américas Central e do Sul.

Será a Etiópia que verá o árbitro assoprar primeiro o apito. E tanto ele como os jogadores acordarão cedo. Já pela manhã, às 10 horas no horário da capital Addis Ababa, o Bahir Dar duela com o Adama City.

No continente africano também haverá partidas no Egito, em Marrocos, em Djibouti e na Guiné.

É na Ásia, entretanto, onde o dia 25 terá mais nações com futebol.

Times como o Rahmatgani Muslim Friends, de Bangladesh, o Al-Akhaa Al-Ahli, do Líbano, e o Da Grande, das Maldivas, buscarão vitórias para engrandecer seus respectivos currículos.

O Persepolis, de Teerã, que ganhou os últimos quatro Campeonatos Iranianos, é um dos clubes em ação neste 25 de dezembro (Reprodução – 26.jul.2020/Instagram do Persepolis FC)

Partidas serão realizadas também na Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Irã (com o Persepolis, atual tetracampeão, em campo), Jordânia e Qatar.

Na Europa, a Turquia terá um jogo solitário (Altay Izmir x Ümraniyespor); o mesmo acontecerá na América Central, na Guatemala (Xelajú x Deportivo Sanarate).

Já em Israel (localizado no Oriente Médio mas cuja federação de futebol vincula-se à europeia Uefa), país no qual predomina o judaísmo, haverá uma avalanche de jogos nesta sexta-feira: 42 ao todo, espalhados por três divisões.

Por fim, um vizinho do Brasil decidiu não parar no Natal.

Na Bolívia, serão realizados quatro jogos (dois às 15h, um às 17h15 e um às 19h30), sendo que é possível haver mudança na liderança.

O Always Ready tentará fazer jus ao nome (Sempre Pronto) para, em um dia que poderia ser de confraternização e repouso mas será de disputa e labuta, derrotar por boa margem de gols o Atlético Palmaflor, ultrapassar Royal Pari, Bolivar (que faz o último jogo do dia) e Strongest e passar a ocupar o topo da tabela do Boliviano.

*

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar o acesso gratuito de qualquer link para até cinco pessoas por dia. Basta clicar no F azul no topo, abaixo do título.