Jogador faz gol na Alemanha com 16 anos e 28 dias; antes que Jô, não que Dix

Recordes de precocidade no futebol são sempre apreciados pelo público e pela mídia.

O mais jovem a estrear em determinado campeonato nacional, o mais jovem a se sagrar campeão do mundo, o mais jovem a defender um pênalti na Libertadores, e por aí vai.

Nesta sexta (18), uma nova marca registrou-se na Alemanha. Aos 16 anos e 28 dias, Youssoufa Moukoko tornou-se o mais jovem atleta a fazer um gol na Bundesliga, a primeira divisão do Campeonato Alemão.

Nascido em Camarões e com nacionalidade alemã, o atacante de 1,79 m e 72 kg fez aos 15 minutos do segundo tempo, no estádio Alte Försterei, em Berlim, o gol de empate do Borussia Dortmund contra o Union Berlin.

Moukoko substituía outro destacado jovem, o norueguês Erling Haaland, de 20 anos, que está lesionado, e para quem o colega de clube “é o maior talento do mundo neste momento, muito melhor do que eu na idade dele”.

Haaland, que é o detentor de um respeitável recorde, o de jogador que mais rápido anotou 15 gols na Champions League (em 12 partidas), fez ainda uma constatação: “Já tenho mais de 20 anos, estou ficando velho, é como as coisas são”.

Detalhe: ambos são canhotos.

As coisas estão de fato acontecendo cada vez mais cedo para os jogadores no futebol.

Por exemplo, nesta semana, Kai, filho de Wayne Rooney, assinou aos 11 anos um contrato para atuar pelo Manchester United (nas categorias de base, por enquanto), clube do qual o pai é um dos maiores ídolos.

No caso de Moukoko, infelizmente para ele e para seu clube, o gol não resultou em ponto(s) ganho(s), já que o Union Berlin fez mais um gol e ganhou por 2 a 1.

Recordes, além de estimados, são também sujeitos a comparações.

Moukoko superou na Bundesliga a marca de Florian Wirtz, meia do Bayer Leverkusen, então o mais jovem a balançar as redes, em junho último, com 17 anos e 34 dias de vida.

Na confrontação com outros campeonatos nacionais, entretanto, há quem tenha conseguido fazer gol ainda mais jovem que o camisa 18 do Dortmund.

Não foi Jô, o recordista do Campeonato Brasileiro, que pelo Corinthians, em agosto de 2003, vazou o Internacional aos 16 anos, três meses e 29 dias.

Nem o francês Richard Krawczyk, recordista do Francês, que marcou pelo Lens contra o Angers em setembro de 1963. Ele tinha 16 anos, três meses e 15 dias.

Nem o camaronês Fabrice Olinga, recordista do Espanhol, autor de gol com 16 anos, três meses e seis dias pelo Málaga, contra o Celta, em agosto de 2012.

Nem o inglês Jason Dozell, recordista do Inglês ao fazer gol pelo Ipswich diante do Coventry, em fevereiro de 1984, aos 16 anos e 57 dias.

Nem Diego Maradona, que com 16 anos e 15 dias marcou contra o San Lorenzo, com a camisa do Argentinos Juniors, no Campeonato Metropolitano, um dos dois torneios nacionais realizados à época, a cada ano, na Argentina.

Mas tanto o italiano Amedeo Amedei como o inglês Ronnie Dix festejaram gol, na Itália e na Inglaterra, respectivamente, antes de completar 16 anos.

Com 15 anos e 287 dias, Amedei fez o solitário gol da Roma na goleada aplicada pelo Lucchese (5 a 1), em março de 1937, pelo Italiano.

E o campeão da prematuridade é Dix (15 anos e 180 dias), que defendia o Bristol, da terceira divisão inglesa, em março de 1928 quando celebrou gol em triunfo por 3 a 0 contra o Norwich.

Ronnie Dix fez gol pelo Bristol, da Inglaterra, com 15 anos e seis meses de idade, mais de 90 anos atrás (Alchetron)

Em tempo 1: Dos citados, Jô, aos 33 anos, está em sua terceira passagem pelo Corinthians; Krawczyk (73 anos) está aposentado desde o fim dos anos 1970; Olinga (24 anos) defende o Zulte Warengem, da Bélgica; Dozell (53 anos) pendurou as chuteiras em 2002; Maradona morreu no mês passado, aos 60 anos, Amedei, em 2013, aos 92 anos, e Dix, em 1998, aos 85 anos.

Em tempo 2: Pelé fez seu primeiro gol no Campeonato Paulista (à época não existia o Brasileiro) em julho de 1957, com 16 anos, oito meses e 21 dias, pelo Santos, contra o XV de Piracicaba.

*

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar o acesso gratuito de qualquer link para até cinco pessoas por dia. Basta clicar no F azul no topo, abaixo do título.