Quem é melhor? Messi x Cristiano Ronaldo
Eles são os melhores deste século até agora. Dividem os holofotes e as preferências sempre que se debate sobre excelência futebolística.
Lionel Messi e Cristiano Ronaldo estão anos-luz à frente de seus contemporâneos, isso é inegável.
A grande questão é: qual deles é melhor?
Várias vezes fiquei tentado a fazer comparações para poder chegar a uma conclusão. Várias vezes desisti, certo de que seria influenciado pelo meu gosto.
Gosto mais de Messi do que de Cristiano Ronaldo.
Aprecio e admiro o estilo de jogo do argentino de 33 anos, mais lúdico, mais driblador, mais solidário, porém não menos eficiente que o do português de 35, um “ciborgue” com capacidade física incomparável e explosão de velocidade invejável, mas que é extremamente individualista (fominha!) e, se não fizer gol(s) e não for o centro das atenções, não sai de campo tão feliz mesmo que o time vença.
Nesta terça (8), a Pulga e o CR7 devem duelar pela Champions League, que encerra nesta semana a fase de grupos. Escrevo “devem” porque, como tanto o Barcelona quanto a Juventus estão classificados, um e/ou outro podem ser poupados. Há, contudo, a expectativa de que sejam escalados.
Será o primeiro embate entre os dois desde o primeiro semestre de 2018. Como atuam em países diferentes, o confronto se torna raro, incerto, e fico até receoso de que possa ser o último.
Assim, mesmo me abstendo até aqui de fazer uma comparação fria que possa determinar qual dos dois é melhor (e, definindo-se um vencedor, haveria contestação dos fãs do outro), é possível apresentar dados numéricos que possibilitem ao leitor tirar suas conclusões.
Os sites utilizados para mostrar as estatísticas são o messivsronaldo.app e o messivsronaldo.net.
Gols na carreira (excluindo amistosos por clubes)
- Messi: 712 (em 886 jogos). Média: 0,80. Um gol a cada 101 minutos
- Cristiano Ronaldo: 750 (em 1.029 jogos). Média: 0,73. Um gol a cada 111 minutos
Gols de fora da área
- Messi: 69
- Cristiano Ronaldo: 55
Gols de cabeça
- Messi: 24
- Cristiano Ronaldo: 129
Gols de pênalti
- Messi: 96 (em 122 cobranças). Acerto: 79%
- Cristiano Ronaldo: 129 (em 154 cobranças). Acerto: 84%
Gols de falta
- Messi: 53
- Cristiano Ronaldo: 56
Gols na Champions League
- Messi: 118 (em 146 jogos). Média: 0,81. Um gol a cada 102 minutos
- Cristiano Ronaldo: 133 (em 177 jogos). Média: 0,75. Um gol a cada 115 minutos
Gols pela seleção
- Messi: 71 (em 142 jogos). Média: 0,50
- Cristiano Ronaldo: 102 gols (em 170 jogos). Média: 0,60
Assistências na carreira (excluindo amistosos por clubes)
- Messi: 300 (em 886 jogos). Média: 0,34.
- Cristiano Ronaldo: 221 (em 1.029 jogos). Média: 0,21
Títulos relevantes (Mundial de Clubes, Eurocopa, Olimpíada, Champions League, Supercopa da Europa, campeonatos, copas e supercopas nacionais)
- Messi: 35
- Cristiano Ronaldo: 32
Prêmio Bola de Ouro (melhor do mundo)
- Messi: 6
- Cristiano Ronaldo: 5
Prêmio Chuteira de Ouro (artilheiro da temporada europeia)
- Messi : 6
- Cristiano Ronaldo: 4
Expostos esses números, antes de se tentar chegar a um termo, é relevante mencionar que no confronto direto Messi leva vantagem sobre Cristiano Ronaldo.
Até agora, eles duelaram 35 vezes, sendo Messi por Barcelona ou Argentina e o CR7 por Manchester United, Real Madrid ou Portugal. O argentino ganhou 16 vezes, e o português, nove, com dez empates. Em número de gols nessas partidas, Messi acumulou 22, e Cristiano Ronaldo, 19.
Caso eles entrem em campo nesta terça, será o primeiro embate com Cristiano Ronaldo usando o uniforme da Juventus. No jogo de ida da fase de grupos, em Turim, no dia 28 de outubro, o camisa 7 não atuou por estar com Covid, e o Barça fez 2 a 0 –Messi marcou o segundo gol, de pênalti.
O encontro mais recente entre ambos ocorreu no já distante 6 de maio de 2018, pelo Campeonato Espanhol, um 2 a 2 no Camp Nou no qual cada um registrou um gol.
Voltando ao embate numérico, Messi, apesar de ter menos gols na contagem geral, mostra-se mais artilheiro, já que sua média por partida é superior.
Cristiano Ronaldo, entretanto, é mais goleador pela seleção portuguesa (tanto no total de gols como na média de gols) do que o camisa 10 pela argentina.
Nos gols de cabeça, vantagem esmagadora para Cristiano Ronaldo –com seu 1,87 m (Messi tem 1,70 m), ele é um dos melhores cabeceadores da história. Também é mais efetivo nas cobranças de pênalti.
Nas assistências (passes que resultam em gol), Messi é bastante superior, superando o oponente também nos gols de longa distância (chutes de fora da área).
Nos títulos e nos prêmios, Messi possui ligeiro predomínio, só que Cristiano Ronaldo conseguiu taças por Portugal (Eurocopa em 2016 e Liga das Nações em 2019), enquanto Messi está zerado pela seleção principal de seu país –faturou o ouro olímpico em 2008.
Ou seja, um equilíbrio muito grande.
A vontade de comparar dois grandes jogadores existe, é natural (eu já o fiz algumas poucas vezes com outros atletas), e meu escolhido é Messi, mas quem optar por Cristiano terá argumentos para defendê-lo.
Predileção exposta, muito melhor que ela é poder matar a vontade de vê-los em ação, ainda em altíssimo nível.
Como não se satisfazer em desfrutar da genialidade desses dois supercraques do futebol?
Como não agradecer a esses dois deuses da bola pelo privilégio de poder vê-los fazer miséria, fazer o diabo, fazer o extraordinário, jogo após jogo, campeonato após campeonato, por mais de uma década?
Obrigado, Messi. Obrigado, Cristiano Ronaldo.