‘Salahzinho’ de 19 anos é a 1ª grande contratação de 2020

A italiana Juventus anunciou a contratação do meia Dejan Kulusevski, de 19 anos.

O sueco é a primeira contratação de impacto de 2020. Por ele, a equipe de Turim desembolsará £ 35 milhões (R$ 158,7 milhões) à Atalanta, que mantinha contrato com Kulusevski.

O jogador estava emprestado pelo clube de Bergamo até a metade deste ano ao Parma, pelo qual o sueco anotou quatro gols desde setembro no Campeonato Italiano.

Em 17 jogos, ele acumula também sete assistências, o segundo melhor desempenho na Série A, atrás somente do espanhol Luis Alberto, da Lazio (11).

Bem pouco conhecido mundialmente, Kulusevski recebeu elogios de dois técnicos italianos, conforme publicou o site da Uefa, a entidade máxima do futebol na Europa.

Seu atual treinador, Roberto D’Aversa, destacou a resistência e a disposição do camisa 44: “Ao analisarmos as estatísticas, ele está sempre entre os jogadores que percorreram a maior distância em todas as partidas”.

“Ele tem uma tremenda força física”, analisou Pierpaolo Bisoli, que comandou diversas equipes em seu país. “Lembra o Salah jovem pela maneira como ultrapassa os oponentes nos primeiros dez metros.”

O egípcio Mohamed Salah, que já atuou na Itália pela Fiorentina e pela Roma, é o melhor jogador do Liverpool, que lidera o Campeonato Inglês, e um dos grandes futebolistas da atualidade. Está hoje com 27 anos.

O impacto que o jovem canhoto de 1,86 m causará na atual octocampeã italiana só será sentido a partir da temporada 2020/2021, já que a Juventus decidiu mantê-lo no Parma por empréstimo até o término do atual campeonato.

Presença constante nas seleções de base da Suécia, Kulusevski, que tem Ibrahimovic como ídolo, fez sua estreia na equipe principal do país em novembro.

Pelas eliminatórias da Eurocopa de 2020, em Solna (Suécia), atuou pouco mais de 25 minutos na vitória por 3 a 0 sobre as Ilhas Faroë.

A negociação de Kulusevski entra no top 10 das mais caras envolvendo adolescentes, na nona colocação, de acordo com lista publicada pela jornalista Alla Zakarian, do site Vbet News. Há três brasileiros na lista.

À frente dele estão o lateral inglês Luke Shaw (do Southampton para o Manchester United), £ 31 milhões; o atacante Lucas Moura (do São Paulo para o Paris Saint-Germain), £ 35,5 milhões; o atacante Vinícius Júnior (do Flamengo para o Real Madrid), £ 38,7 milhões; o atacante Rodrygo (do Santos para o Real Madrid), £ 40 milhões; o atacante francês Anthony Martial (do Monaco para o Manchester United), £ 58 milhões; o zagueiro holandês Matthijs de Ligt (do Ajax para a Juventus), £ 67,8 milhões; o atacante português João Félix (do Benfica para o Atlético de Madri), £ 113 milhões; e o atacante francês Kylian Mbappé (do Monaco para o PSG), £ 165,7 milhões.