Com série artilheira de 8 jogos, Vardy persegue Messi e Cristiano Ronaldo

Você se lembra do Leicester?

O time que surpreendeu o mundo em 2016 ao conquistar pela primeira vez em sua história o Campeonato Inglês?

Pois é, nesta temporada ele ressurgiu com força.

Está em segundo lugar na Premier League, com 38 pontos em 16 jogos, tendo vencido os oito mais recentes, e só não lidera porque o Liverpool faz campanha espetacular, com 15 vitórias e um empate em 16 partidas (46 pontos).

Muito do sucesso do Leicester deve-se ao centroavante Jamie Vardy, principal goleador da competição.

Com 16 gols – média de um por partida –, o já veterano de quase 33 anos, uma das estrelas daquela memorável conquista do clube, deixou para trás na artilharia astros como Kane, Agüero, Salah e Aubameyang.

Vardy está, como se diz em inglês, “on fire”. A tradução literal é “em chamas”, mas nos esportes significa “imparável”. Fez gol nos oito últimos jogos em que entrou em campo pelo Leicester.

Neste sábado (14), quando a equipe recebe o Norwich (penúltimo colocado), o veloz e objetivo atacante tentará ampliar a sequência.

Questão: o quão difícil é fazer gol em nove partidas consecutivas, como Vardy pode fazer?

A resposta pode ser obtida fazendo-se comparações.

Dos quatro mencionados até aqui (Kane, do Tottenham; Agüero, do Manchester City; Salah, do Liverpool; e Aubameyang, do Arsenal), nenhum chegou lá.

Aubameyang (em 2013, pelo Saint Étienne), Agüero (entre o fim de 2013 e o começo de 2014) e Salah (em 2018) pararam nos oito jogos seguidos balançando as redes. Kane jamais atingiu essa marca. Estacionou nos sete.

Harry Kane, titular da seleção da Inglaterra e capitão do Tottenham, conseguiu fazer gol em sete partidas consecutivas, menos que o compatriota Jamie Vardy (Andrew Couldridge – 26.nov.2019/Reuters

Vamos a outros grandes nomes: Neymar, Lewandowski, Ibrahimovic, Benzema. Nenhum deles chegou a oito partidas consecutivas marcando gol.

Dois uruguaios conseguiram, a dupla titular do ataque da Celeste: Cavani (pelo Napoli, entre o final de 2012 e o início de 2013) e Suárez (Barcelona, em 2015).

Gols em mais que oito partidas seguidas? Só encontrei três jogadores em minha pesquisa, dois deles reconhecidamente os melhores deste século.

O francês Lacazette, do Arsenal, entre 2014 e 2015 marcou consecutivamente em nove jogos quando defendia o Lyon.

Messi, do Barcelona, o fenomenal Messi, seis vezes eleito o melhor futebolista do mundo, também celebrou seus próprios gols em nove confrontos seguidos, só que em duas oportunidades: em 2012 e no fim de 2018/começo de 2019.

O argentino foi além disso em duas ocasiões: dez partidas consecutivas balançando as redes, em outubro e novembro de 2010 (uma das vítimas foi a seleção brasileira) e em dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Nessas duas séries artilheiras, fez 16 gols em cada uma.

A melhor marca encontrada, todavia, não é de Messi.

Cristiano Ronaldo, então no Real Madrid, celebra o gol diante do Borussia Dortmund que encerrou sua sequência de 11 partidas seguidas balançando as redes (Javier Soriano – 2.abr.2014/AFP)

Pertence a Cristiano Ronaldo, o igualmente fenomenal Cristiano Ronaldo, hoje na Juventus, cinco vezes o melhor do planeta.

O CR7, quando no Real Madrid, fez gol em uma sequência de 11 jogos (dez pelo Real e um por Portugal), de fevereiro a abril de 2014 – somou ao todo 15 gols.

Depois, em 2018, ele passou nove jogos consecutivos (oito pelo Real, um pela seleção lusa) superando os goleiros rivais.

A conclusão de tantos números?

Oito jogos seguidos fazendo gol é para bem poucos entre os que estão em atividade, dá para contar nos dedos.

Nove? Só para Messi, Cristiano Ronaldo e mais um.

Dez? Apenas para Messi e Cristiano Ronaldo.

Onze? Unicamente para Cristiano Ronaldo.

O inglês Vardy, hoje em uma série de oito com o modesto Leicester (o título em 2016 não tornou o clube grande), terá possivelmente sua única chance de igualar, e até ultrapassar, essas duas lendas vivas da bola.

Torcerei por ele. Seria mágico. Vai, Vardy!

Em tempo: E o artilheiro do Campeonato Brasileiro, o flamenguista Gabigol? Qual sua melhor sequência de jogos fazendo gol? Sete. De 25 de agosto a 25 de setembro deste ano.