Real Madrid é campeão de simpatizantes nas redes; Corinthians supera Flamengo

Nesta semana a Folha mostrou, em pesquisa Datafolha, que o Flamengo é o time mais popular do Brasil.

De acordo com o instituto, um de cada cinco brasileiros torce pelo rubro-negro carioca.

Feita a constatação da preferência pelo Flamengo (que não é nenhuma surpresa, diga-se), seria interessante saber em que posição ele se situa mundialmente, assim como outros clubes do Brasil, na comparação com equipes do resto do planeta.

Isso não é possível, pois não existe – se existe eu desconheço – uma pesquisa que aborde globalmente, por meio de entrevistas, a predileção clubística das pessoas.

Dá para saber, porém, quais times contam com mais simpatizantes tomando como base seus seguidores em redes sociais, e desse modo verificar em que posição o Flamengo e outros times brasileiros se encontram na comparação com equipes estrangeiras.

Os dados que apresento se baseiam no Global Digital Football Benchmark, levantamento realizado pela agência alemã RESULT Sports, de comunicação, marketing e eventos.

A empresa atua desde 2010 com monitoramento digital e tem como clientes o Barcelona, a Juventus e o Borussia Dortmund, entre outros.

Em seu relatório divulgado em janeiro deste ano – o mais recente disponível –, o clube que possui mais apoiadores é o Real Madrid.

Disparado o maior vencedor da Liga dos Campeões da Europa (13 vezes) e do Campeonato Espanhol (33 vezes), o time merengue conta com 242,98 milhões de seguidores nas redes sociais.

A pesquisa engloba Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Sina Wiebo, além de outras dez plataformas, entre as quais SoundCloud, Flickr, Dailymotion, Pinterest, Foursquare e Periscope.

Não muito longe do Real Madrid na popularidade da comunidade digital aparece seu principal adversário, o Barcelona, com 240,01 milhões.

Torcida do Barcelona no Camp Nou, na partida contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol (Albert Gea – 14.set.2019/Reuters)

A distância de ambos, talvez donos da maior rivalidade entre clubes de futebol no mundo, para os demais é gigantesca.

Manchester United (137,05 milhões), Chelsea (90,10 milhões), Bayern de Munique (79,22 milhões), Arsenal (76,21 milhões), Manchester City (72,33 milhões), Juventus (69,48 milhões), Liverpool (67,11 milhões) e Paris Saint-Germain (66,75 milhões) completam o top 10.

O time brasileiro que tem mais seguidores não é o Flamengo, e sim o Corinthians, por uma margem considerada pequena, de 180 mil pessoas.

São 21,90 milhões de simpatizantes corintianos (que está em 15º no ranking, atrás também de Milan, Borussia Dortmund, Galatasaray e Atlético de Madri), que é o primeiro não europeu relacionado, e 21,72 milhões flamenguistas (16º colocado).

No top 50 figuram mais oito clubes do país, a saber: São Paulo em 26º (13,78 milhões de seguidores), Palmeiras em 33º (10,05 milhões), Santos em 36º (8,69 milhões), Grêmio em 37º (7,81 milhões), Cruzeiro em 40º (6,62 milhões), Vasco em 42º (6,28 milhões), Atlético-MG em 46º (6,05 milhões) e Chapecoense em 50º (5,84 milhões).

A equipe catarinense, que no Brasil não tem a tradição nem as conquistas de outros grandes clubes – Internacional, Fluminense e Botafogo, por exemplo –, tornou-se popular nacional e mundialmente devido ao acidente aéreo com a delegação da equipe, em novembro de 2016, que matou 71 pessoas.

Manifestação da torcida da Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó, antes de amistoso com o Palmeiras em 2017 (Nelson Almeida – 21.jan.2017/AFP)

Em relação ao estudo anterior, de julho de 2018, a mudança no top 10 é protagonizada pela Juventus, que subiu da 10ª para a 8ª posição (passando Liverpool e PSG), devido ao efeito Cristiano Ronaldo, contratado pelo clube italiano na metade do ano passado.

Corinthians e Flamengo se mantiveram nos mesmos lugares, tendo ganhado, respectivamente, 537.375 e 675.481 seguidores nas redes sociais.

Leia também: Brasil é a seleção mais seguida nas páginas oficiais

Em tempo: O Global Digital Football Benchmark traz também os futebolistas que mais seguidores têm nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). E o vencedor da pesquisa de abril deste ano é ele: o português Cristiano Ronaldo, com uma comunidade digital de 363 milhões. Neymar (217 milhões), Messi (205 milhões), o colombiano James Rodríguez (91 milhões) e o galês Bale (86 milhões) completam o top 5.