Com fama de defensivo, Italiano tem 8 times entre os que mais chutam a gol

Fala-se desde sempre, e a repetição ocorre ano após ano, que o futebol italiano é defensivo, retranqueiro. Que os clubes pensam primeiro em não levar gol e depois em fazer algum.

Há mesmo essa impressão, talvez por o Campeonato Italiano ser dos mais acirrados fisicamente – nele, cada disputa de bola é tratada como vida ou morte. E ai do atleta que não jogar assim.

Porém a temporada 2018/2019 foi de encontro a essa sensação.

Os números das cinco principais ligas europeias, em levantamento feito pelo site inglês WhoScored, mostram que, dos 16 times que mais tentaram o gol, oito, a metade, são da Itália.

Por que escolhi a 16ª posição para fazer o corte, e não a 10ª, a 15ª ou a 20ª?

Porque, das 98 equipes tabuladas, 16 são as que finalizaram pelo menos 15 vezes por jogo, em média, em seus respectivos campeonatos nacionais.

O Liverpool, vice-campeão inglês, é a 16ª, com 15,1 conclusões.

Na primeira posição aparece o Bayern de Munique, campeão alemão, com 18,7 tentativas, seguido muito de perto pelo Napoli (18,6).

Além do clube de Nápoles, vice-campeão da Itália, o país tem na relação Atalanta, Inter de Milão, Roma, Lazio, Juventus (atual campeã), Milan e Fiorentina.

Jogadores da Inter celebram gol de Nainggolan (tatuado) diante do Empoli; time de Milão teve média de 16,7 finalizações por partida na temporada e terminou em 4º lugar no Italiano (Miguel Medina – 26.mai.2019/AFP)

As demais equipes na relação são Hoffenheim, Manchester City (campeão inglês), Lyon, Chelsea, Real Madrid e Bayer Leverkusen.

O 98º e último colocado é o Caen, da França, com média de 8,8 finalizações por confronto – menos da metade do melhor francês, o Lyon (17,7). É o único clube que não atinge a média de 9.

Chutar ou cabecear muito na direção do gol adversário, entretanto, não significa necessariamente precisão quando são analisadas as agremiações italianas.

Das oito mencionadas, só metade está no top 16 das com as melhores pontarias. O Napoli tem média de 6,2 acertos por jogo; a Atalanta, de 5,8; a Roma, de 5,7; e a Juventus, de 5,3.

O time no topo da lista de mira é o mesmo que mais finaliza, o Bayern: 7,6 dos chutes ou cabeçadas (41% do total) terminam em gol ou em defesa do goleiro rival.

O Caen, além, de ser o time que menos finaliza, é também o que menos acerta a meta de seus oponentes: apenas 2,6 vezes por jogo.

Não à toa, foi um dos rebaixados para a segunda divisão, tendo feito apenas 29 gols em 38 partidas.

Em tempo 1: Além do fato de ter a maioria dos times que mais buscam o gol, um outro dado comprova que o Campeonato Italiano está com uma cara mais ofensiva. A média de gols por jogo em 2018/2019 foi de 2,69 (1.019 em 380 jogos), o que o deixa atrás do Alemão (3,00) e do Inglês (2,82), mas à frente do Espanhol (2,59) e do Francês (2,56).

Em tempo 2: Qual jogador mais tentou o gol em 2018/2019 no Campeonato Italiano? Não é preciso ser sabichão para adivinhar. Cristiano Ronaldo, da Juventus, finalizou em média 5,7 vezes por jogo. É ele quem ocupa o primeiro lugar nas cinco principais ligas da Europa nesse quesito. Na sequência aparecem Messi, do Barcelona (5), Lewandowski, do Bayern (4,4), Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Insigne, do Napoli (ambos 4,3). Entre os brasileiros, Neymar finalizou 3,2 vezes por duelo no PSG; Richarlison, 2,4 no Everton; e Roberto Firmino, 2,2 no Liverpool.