Seleções se aprontam para a Copa do Mundo; veja duelos do fim de semana

Faltam menos de duas semanas para o início da Copa do Mundo (a bola rola a partir do meio-dia de quinta-feira, dia 14, com Rússia x Arábia Saudita), e as seleções entram na reta final de preparação, com a realização de amistosos para definição das escalações e ajustes nas táticas e no entrosamento.
Neste fim de semana (e na segunda-feira), algumas das equipes favoritas, incluindo o Brasil, e outras que buscarão surpreender nos gramados russos estarão em campo, entre elas adversários da equipe de Tite.
Confira os horários, se há transmissão pela TV e as atrações de cada um desses duelos.
Depois, é preparar a pipoca (e/ou o amendoim) e a bebida predileta e curtir no sofá um futebol de boa (espera-se) qualidade.
SÁBADO (DIA 2)
Áustria x Alemanha
Onde: Klagenfurt (Áustria)
Horário: 13h
TV: ESPN Brasil
Atual campeã mundial, a Alemanha escalará o goleiro Neuer (Bayern de Munique), de 32 anos. Considerado um dos melhores do mundo, ele está afastado do futebol desde setembro do ano passado devido a uma fratura no pé esquerdo. Será um teste decisivo para o treinador Joachim Löw saber se seu camisa 1 tem condição de atuar no Mundial. Na Rússia, os alemães estão no Grupo F, com Coreia do Sul, México e Suécia. A Áustria, que enfrentará a seleção brasileira em amistoso no dia 10, não irá à Copa.

Inglaterra x Nigéria
Onde: Londres (Inglaterra)
Horário: 13h15
TV: ESPN
Campeã mundial em 1966, a Inglaterra está invicta há oito partidas, com cinco vitórias e três empates , incluindo um 0 a 0 com o Brasil. A defesa tem sido sólida (só um gol sofrido nos últimos seis jogos), e o ataque conta com um dos melhores centroavantes da atualidade, Harry Kane (Tottenham). A Nigéria aposta no seu DNA: um futebol de toques rápidos e muita força física e velocidade. Na Rússia, os ingleses estão no Grupo G, com Bélgica, Panamá e Tunísia, e os nigerianos, no D, com Argentina, Croácia e Islândia.
Suécia x Dinamarca
Onde: Solna (Suécia)
Horário: 14h45
TV: ESPN+
Um duelo de países nórdicos cuja maior pretensão é evitar a eliminação na fase de grupos. A Suécia, responsável por impedir que a Itália se classificasse, já não conta com seu jogador mais célebre, pois o atacante Ibrahimovic (LA Galaxy), de 36 anos, não foi convocado. Sua maior força é o conjunto. A Dinamarca tem um craque, o meia Eriksen (Tottenham), que pode fazer a diferença. Na Rússia, os suecos estão no Grupo F, com Alemanha, Coreia do Sul e México, e os dinamarqueses, no C, com Austrália, França e Peru.
Bélgica x Portugal
Onde: Bruxelas (Bélgica)
Horário: 15h45
TV: ESPN Brasil e SporTV
Um confronto entre dois dos cabeças de chave do Mundial. A Bélgica não perde desde 1º de setembro de 2016 (0 a 2 para a Espanha); depois, foram 12 vitórias e 4 empates. O ataque, com Lukaku, De Bruyne, Mertens e Hazard, é um dos melhores do mundo. Em Portugal, há dúvida se Cristiano Ronaldo (Real Madrid) será poupado, já que disputou há uma semana a decisão da Liga dos Campeões. Na Rússia, os belgas estão no Grupo G, com Inglaterra, Panamá e Tunísia, e Portugal, no B, com Irã, Marrocos e Espanha.
Último treino antes da viagem para a Bélgica! #ConquistaOSonho
Já tens bilhete para o jogo frente à Argélia? Bilhetes: https://t.co/vWmxtMnI4p pic.twitter.com/XVbvP2Pn2j
— Portugal (@selecaoportugal) 1 de junho de 2018
Islândia x Noruega
Onde: Reykjavík (Islândia)
Horário: 17h
TV: ESPN Extra
Estreante em Copa do Mundo, a Islândia é uma das candidatas a queridinha da competição. O país, com cerca de 340 mil habitantes, será o de menor população em um Mundial, e seus jogadores esbanjam raça e também simpatia – após cada jogo, aproximam-se dos torcedores para um ritual de palmas ritmadas. Na Rússia, os islandeses, que chegaram às quartas de final da Eurocopa de 2016, estão no Grupo D, considerado o “da morte”, com Argentina, Croácia e Nigéria. A Noruega não se classificou para a Copa.
México x Escócia
Onde: Cidade do México
Horário: 21h
Comandado pelo colombiano Juan Carlos Osorio, que teve passagem pelo São Paulo, o México tem exibido um futebol vistoso, de toque de bola e variações táticas. Conta com atletas experientes, como o zagueiro Rafa Márquez (ex-Barcelona), de 39 anos, os meias Herrera e Guardado e os atacantes Giovani dos Santos, Chicharito e Peralta – este último, algoz do Brasil na decisão da Olimpíada de Londres-2012. Na Rússia, os mexicanos estão no Grupo F, com Alemanha, Coreia do Sul e Suécia. A Escócia não irá à Copa.

DOMINGO (DIA 3)
BRASIL x Croácia
Onde: Liverpool (Inglaterra)
Horário: 11h
TV: Globo e SporTV
Será o penúltimo teste da seleção de Tite antes da estreia na Copa – contra a Suíça, no dia 17. Neymar, recuperado de séria contusão no pé mas ainda sem ritmo de jogo, deve começar na reserva. Os croatas não devem só se defender, já que a mentalidade da equipe é ofensiva e há alguns jogadores muito habilidosos, como Modric (Real Madrid), Rakitic (Barcelona) e Perisic (Inter de Milão). Na Rússia, os brasileiros estão no Grupo E, com Costa Rica, Sérvia e Suíça, e os croatas, no D, com Argentina, Islândia e Nigéria.
Costa Rica x Irlanda do Norte
Onde: San José (Costa Rica)
Horário: 14h
A Costa Rica é o segundo adversário da seleção brasileira no Mundial. Na última Copa, em 2014, no Brasil, a seleção da América Central surpreendeu, classificando-se no “grupo da morte” (que tinha Inglaterra, Itália e Uruguai) e caindo apenas nas quartas de final, nos pênaltis, diante da Holanda. Seu destaque, entre um punhado de desconhecidos, é o goleiro Keylor Navas, titular do Real Madrid. Na Rússia, os costa-riquenhos estão no Grupo E, junto com Brasil, Sérvia e Suíça. A Irlanda do Norte não se classificou.
Arábia Saudita x Peru
Onde: Saint Gallen (Suíça)
Horário: 15h
Há a expectativa de que o centroavante Guerrero (Flamengo), liberado nesta semana para atuar na Copa depois de caso de doping, seja escalado. O Peru detém invencibilidade de 13 partidas (9 vitórias, 4 empates), não sendo derrotado desde novembro de 2016 (0 a 2 para o Brasil). A Arábia Saudita é uma das seleções mais fracas no papel, mas em amistoso na segunda-feira (28) perdeu só de 2 a 1 para a Itália. Na Rússia, os sauditas estão no Grupo A, com Rússia, Egito e Uruguai, e os peruanos, no C, com Austrália, Dinamarca e França.

Espanha x Suíça
Onde: Villarreal (Espanha)
Horário: 16h
TV: ESPN Brasil
Oportunidade para ver em que condição está a Suíça, primeiro rival do Brasil na Copa. Diante da Espanha, campeã na Copa de 2010, os suíços devem armar um ferrolho e tentar esporádicos contra-ataques – exatamente como deve acontecer diante da seleção brasileira. O técnico da Fúria, Julen Lopetegui, deve usar o amistoso para definir seu centroavante titular: Diego Costa ou Rodrigo, ambos nascidos no Brasil. Na Rússia, os espanhóis estão no Grupo B, com Irã, Marrocos e Portugal, e os suíços, no E, com Brasil, Costa Rica e Sérvia.
SEGUNDA-FEIRA (DIA 4)
Sérvia x Chile
Onde: Graz (Áustria)
Horário: 15h
Às vésperas do Mundial, a Sérvia, terceiro oponente da seleção brasileira na primeira fase, escolheu para os amistosos dois rivais sul-americanos, Chile e Bolívia – ambos fracassaram nas eliminatórias. A equipe tem laterais experientes (Ivanovic, de 34 anos, e Kolarov, de 32) e um volante de bom passe (Matic, do Manchester United). Mas as atenções estarão voltadas para o meia-atacante Milinkovic-Savic, de 23 anos, que fez ótima temporada pela Lazio. Na Rússia, os sérvios estão no Grupo E, com Brasil, Costa Rica e Suíça.
Marrocos x Eslováquia
Onde: Carouge (Suíça)
Horário: 15h
Ninguém aposta muitas fichas no Marrocos, porém a seleção do país africano está invicta há 16 partidas (12 vitórias e 4 empates). O último revés foi para Camarões (1 a 0), em junho do ano passado. Seu mais conhecido jogador é o zagueiro e capitão Benatia, da Juventus. Harit, meia de 20 anos que atua no Schalke, da Alemanha, é uma esperança. Na Rússia, os marroquinos estão no Grupo B, com Espanha, Irã e Portugal. A Eslováquia não irá à Copa.