Brasileiro é o primeiro a pegar dois pênaltis em dois jogos diferentes na Premier League
A 34ª rodada da Premier League (o Campeonato Inglês) ainda está em andamento, mas o goleiro Gomes já pode ser considerado um dos personagens, se não “o” personagem, dela.
Titular do Watford, promovido nesta temporada à divisão de elite, o ex-arqueiro do Cruzeiro, do PSV (Holanda), do Tottenham (Inglaterra) e do Hoffenheim (Alemanha) defendeu dois pênaltis no segundo tempo do jogo contra o West Brom e assegurou a vitória de sua equipe por 1 a 0.
Gomes, que também já defendeu a seleção brasileira, tornou-se o primeiro goleiro na história da Premier League a defender dois pênaltis em uma partida em duas ocasiões diferentes.
A segunda, neste sábado (16), no estádio The Hawthorns, em West Bromwich.
A primeira, em abril de 2010, quando vestia a camisa do Tottenham, na derrota por 3 a 1 para o Sunderland, no Stadium of Light, em Sunderland. Bale e Modric, atualmente no Real Madrid, defendiam o clube londrino à época.
As duas cobranças do West Brom foram feitas pelo mesmo jogador, o atacante Berahino, nascido no Burundi (África).
Na primeira, aos 22 minutos, ele cobrou no meio do gol, e Gomes, que havia dado um passo para a esquerda, reagiu a tempo e rebateu. Na segunda, aos 42 minutos, Berahino bateu rasteiro, colocado, bem no canto esquerdo do brasileiro, que se esticou todo, espalmou e ainda ficou com a bola na sequência, ganhando até um beijo na careca do zagueiro austríaco Prödl.

No fim de outubro de 2015, Gomes, hoje com 35 anos, deu entrevista a “O Mundo é uma Bola” e, questionado sobre sua reconhecida habilidade em defender pênaltis, declarou: “A principal característica de um pegador de pênaltis é ser frio na hora das cobranças. Vejo vídeos um dia antes dos jogos dos possíveis batedores, mas não me apego somente a isso. Procuro na hora da cobrança esperar ao máximo para ver onde ele irá colocar a bola, e daí uso toda minha envergadura”.
Com o resultado, o Watford deu um passo decisivo para escapar do risco de rebaixamento.
Faltando cinco rodadas para o final, está com 41 pontos. Caem três times. O Aston Villa, sete vezes campeão inglês, soma míseros 16 pontos e já está rebaixado. Os outros dois times que cairiam caso o campeonato terminasse hoje são o Sunderland (30 pontos) e o Newcastle (28).
Gomes, dono de ótima memória, lembrou ao comentar seu feito na Premier League que da outra vez que agarrou dois pênaltis, contra o Sunderland, houve três penalidades máximas na partida. O artilheiro Darren Bent, ex-seleção inglesa, cobrou os três, porém só acertou o primeiro.
Uma curiosidade: naquela ocasião, assim como nesta, o intervalo entre os pênaltis defendidos por Gomes, levando-se em conta o período de bola em jogo, foi o mesmo: 20 minutos. Bent desperdiçou o primeiro aos 41 minutos do etapa inicial, e o segundo, aos 16 minutos da etapa final.