Casillas chega a mil jogos; 3 brasileiros ultrapassaram a marca, diz jornal

Um dos melhores e mais vitoriosos goleiros da história futebolística recente, o espanhol Iker Casillas completou nesta segunda (2) mil jogos oficiais na carreira profissional.

O goleiro de 36 anos, que defendeu o Real Madrid por 26 anos (incluindo o período nas categorias de base), foi titular do Porto na derrota por 2 a 0 para o Belenenses no Campeonato Português.

Pela seleção espanhola, Casillas conquistou uma Copa do Mundo (2010, na África do Sul) e duas Eurocopas (2008, na Áustria/Suíça, e 2012, na Polônia/Ucrânia). Capitão da Fúria, ergueu a taça nessas competições.

Em baixa – é reserva do Porto na maioria das partidas –, ele não deve ir à Copa do Mundo da Rússia, já que o treinador Julen Lopetegui não o tem convocado, preferindo, para a suplência de De Gea (Manchester United), outro veterano, Pepe Reina (Napoli), de 35 anos.

No Real Madrid, Casillas faturou, entre outros títulos, três Ligas dos Campeões da Europa, um Mundial de Clubes, duas Copas Intercontinentais, cinco Campeonatos Espanhóis e duas Copas do Rei.

Ele é o 22º jogador de futebol a atingir a marca de mil jogos, de acordo com o jornal inglês Daily Mail. São 725 pelo Real Madrid, 108 pelo Porto e 167 pela Espanha.

Na lista do jornal aparecem três brasileiros: Rogério Ceni, ex-goleiro do São Paulo (1.234 partidas), Roberto Carlos, ex-lateral-esquerdo de Palmeiras e Real Madrid, titular do Brasil na conquista do pentacampeonato mundial, em 2002 (1.103 partidas), e Djalma Santos (1929-2013), lateral-direito titular da seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962 e ídolo de Palmeiras e Portuguesa (1.065 partidas).

Peter Shilton, goleiro da seleção da Inglaterra nas Copas de 1982, 1986 e 1990, é, pelo levantamento do periódico, quem mais disputou jogos oficiais: 1.374.

Entre os jogadores na ativa, além de Casillas, o único a ultrapassar a marca de mil partidas (1.046) é o também goleiro Gianluigi Buffon, lenda da Juventus (Itália), hoje com 40 anos.

Casillas (de amarelo) abraça o italiano Buffon, goleiro, como ele, mais de mil jogos oficiais na carreira, como ele (Reprodução/Site do FC Porto)

Em tempo: E Pelé? O rei do futebol disputou bem mais de mil partidas (perto de 1.400), porém boa parte delas teve caráter não oficial (amistosos). Jornalista responsável pelo blog Futebol em Números, do portal UOL, Rodolfo Rodrigues publicou em abril do ano passado que Pelé participou de 818 partidas oficiais.