Teste seu conhecimento – Copa das Confederações da Rússia

Por Luís Curro

Com a merecida vitória da nova geração da Alemanha, terminou neste domingo (2) a Copa das Confederações, evento-teste para a Copa do Mundo da Rússia, que será realizada de 14 de junho a 15 de julho de 2018.

Na decisão, os alemães, atuais campeões mundiais, derrotaram o Chile, campeão sul-americanos, pelo placar mínimo, com um gol de Stindl, meia-atacante do Borussia Mönchengladbach.

Portugal ficou com o terceiro lugar ao superar o México por 2 a 1, na prorrogação, sem Cristiano Ronaldo, liberado para ver seus recém-nascidos gêmeos (Mateo e Eva).

Participaram também Austrália, Camarões, Nova Zelândia e a anfitriã, a Rússia.

Uma das atrações do torneio foi o VAR, sistema de videoarbitragem colocado mais uma vez em teste pela Fifa, que ajudou a arbitragem de campo a corrigir erros, não sem gerar estranhamentos e dúvidas, e à custa da dinâmica do jogo – uma das revisões de jogada demorou 4 minutos e 10 segundos.

Atletas da Alemanha festejam depois da vitória sobre o Chile que lhes rendeu a Copa das Confederações deste ano (Patrik Stollarz – 2.jul.2017/AFP)

O quanto você viu dessa Copa das Confederações? Está preparado para responder a um quiz sobre o torneio que trouxe um aperitivo do que veremos no ano que vem?

Teste seu conhecimento, a seguir, em cinco perguntas. (As respostas e a análise da sua performance estão no final deste post.)

1) No seu jogo de estreia, a Alemanha mostrou superioridade diante da Austrália e ganhou por 3 a 2, porém seu goleiro colocou a vitória em risco ao falhar nos dois gols. Quem é ele?

a) Neuer
b) Leno
c) Ter Stegen
d) Trapp

2) Na decisão, o VAR voltou à cena. Mesmo revendo o lance em vídeo, o árbitro sérvio Milorad Masic decidiu não expulsar Jara, apesar de o chileno claramente ter agredido o alemão Werner. Qual foi a agressão?

a) Cotovelada
b) Cabeçada
c) Joelhada
d) Voadora

3) Quatro cidades abrigaram as partidas desta Copa das Confederações. Qual delas recebeu a final?

a) Kazan (Kazan Arena)
b) Moscou (Spartak Arena)
c) São Petersburgo (Zenit Arena)
d) Sochi (Estádio Olímpico Fisht)

4) Em 16 jogos disputados, saíram 43 gols, média de 2,69 por partida. Não houve um artilheiro disparado, e o maior goleador anotou três gols. Foram, aliás, três a atingir essa marca. Quem são eles?

a) Cristiano Ronaldo (Portugal), Draxler (Alemanha) e Vargas (Chile)
b) Goretzka (Alemanha), Stindl (Alemanha) e Werner (Alemanha)
c) Alexis Sánchez (Chile), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Smolov (Rússia)
d) Chicharito Hernández (México), Draxler (Alemanha) e Stindl (Alemanha)

5) Um alemão foi eleito o melhor jogador da competição. Qual?

a) Draxler
b) Goretzka
c) Kimmich
d) Stindl

X

Confira, antes de ler o gabarito, as faixas de classificação por desempenho neste teste da Copa das Confederações da Rússia:

Zero acerto – Lastimável! Você possivelmente nem sabia que havia essa Copa das Confederações.

1 a 2 acertos – Ruim! Você até sabia que havia a Copa das Confederações, mas, admita, teve de recorrer a alguns chutes que saíram tortos.

3 a 4 acertos – Bom! Você certamente acompanhou alguns jogos e leu/viu com atenção o noticiário da Copa das Confederações.

5 acertos – Formidável! Você se interessou bastante pela Copa das Confederações e está em ótima forma para a Copa do Mundo que se aproxima.

Leia também – Teste seu conhecimento: Eurocopa da França

Leia também – Teste seu conhecimento: Copa América Centenário

Respostas: 1(b), 2(a), 3(c), 4(b) e 5(a).