‘Inmessionante’, Messi completa 30 anos; veja 5 curiosidades sobre o craque argentino

Por Luís Curro

Nascido em Rosario (Argentina), Lionel Andrés Messi Cuccittini, o supercraque conhecido como Messi, faz 30 anos neste sábado (24).

Que ele é o maior astro do Barcelona há alguns anos, que cinco vezes foi eleito o melhor futebolista do mundo e que nunca ganhou um título pela seleção principal da Argentina você possivelmente sabe.

Listo a seguir cinco fatos menos conhecidos ou divulgados para celebrar o aniversário de um jogador que será sempre lembrado como um dos melhores da história. Um gênio da bola.

X

La Pulga

É um dos apelidos de Messi – o outro é Leo. Basicamente por ser pequeno (1,70 m) para a média dos futebolistas e por ser um incômodo constante para quem convive com ele nos gramados – por mais que os rivais tentem “matá-lo”, ele está sempre a “mordê-los”, como uma pulga.

Recordista

Messi é o principal artilheiro do Barcelona, com 507 gols em partidas oficiais (349 no Espanhol, 94 na Liga dos Campeões da Europa, 44 na Copa do Rei, 12 na Supercopa da Espanha, 5 no Mundial de Clubes e 3 na Supercopa da Europa). É também o maior goleador da seleção argentina, com 58 gols (27 em amistosos, 18 nas eliminatórias para a Copa do Mundo, 8 em Copas América e 5 em Copas do Mundo).

Messiworld

A cidade de Nanjing, na China, planeja inaugurar no começo de 2019 um parque de 83 mil metros quadrados cuja temática é Messi, que será chamado de Messi Experience Park e terá 20 atrações, ainda a serem conhecidas, e espaços para os visitantes jogarem futebol.

Messi com Antonella, sua futura esposa (Reprodução/Instagram de Lionel Messi)

Antonella

Messi se casará daqui a uma semana, em Rosario, com a moça que conheceu na infância e com quem tem dois filhos: Thiago, de 4 anos, e Mateo, de 1 ano. Antonella Roccuzzo tem 29 anos, e o casal vive junto há quase dez.

Inmessionante

No início de 2013, uma nova palavra foi dicionarizada na Espanha, em homenagem a Messi: inmessionante – uma clara referência a “impressionante”. Significa “o jeito perfeito de jogar futebol”.

Em tempo: Parabéns a Messi, e que ele possa desfilar seu descomunal e incomparável talento pelos gramados por ainda muitos anos. O futebol agradece.