Messi faz gol em oito jogos seguidos pelo Barcelona

Por Luís Curro

Messi, para não variar, tem jogado muita bola nos últimos meses.

Na Liga dos Campeões da Europa, em cinco partidas, marcou dez gols. É o artilheiro da competição. No Espanhol, em 13 jogos, fez 14 gols. É o coartilheiro do campeonato.

O mais recente gol do cracaço argentino de 29 anos, eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo da Fifa, saiu no 5 a 0 do Barcelona sobre o Las Palmas, neste sábado (14), no Camp Nou.

Messi_1
Lionel Messi (esq.) festeja com colegas de Barcelona seu gol contra o Las Palmas, o 9º dele na sequência de 8 jogos marcando pelo clube (Lluis Gene – 14.jan.2016/AFP)

Seria apenas mais um, se não tivesse sido a oitava partida consecutiva na qual ele balançou as redes pelo Barcelona, um feito na sua carreira de 13 anos no time de cima da equipe azul e grená.

O primeiro gol da série aconteceu no dia 6 de dezembro, na goleada por 4 a 0 do Barça no Borussia Mönchengladbach, pela Champions League. Depois, Messi marcou no Osasuna (2 gols), no Al Ahli (em amistoso), no Espanyol, no Athletic Bilbao, no Villarreal, de novo no Athletic Bilbao e, finalmente, no Las Palmas. Nove gols em oito jogos.

O curioso é que, mesmo Messi sendo Messi, somente com esse gol no Las Palmas (feito de pé direito na pequena área, após rebote do goleiro), ele se colocou à frente dos colegas de ataque Suárez e Neymar. Ambos têm como sequência máxima sete jogos seguidos fazendo gol pelo Barcelona.

São poucos os jogadores que conseguem uma série dessas, de oito jogos fazendo gols seguidamente pelo clube. Entre os principais artilheiros que estão na ativa na Europa, também detêm essa marca, conforme levantamento (que inclui todas partidas para as quais os atletas foram relacionados, tendo participado das mesmas ou permanecido na reserva) de “O Mundo é uma Bola”:

  • Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 25 de agosto a 5 de outubro de 2014
  • Aubameyang (Saint-Étienne) – 27 de janeiro a 8 de março de 2013 (o gabonense hoje joga no Borussia Dortmund)
  • Cavani (Napoli) – 22 de novembro de 2012 a 6 de janeiro de 2013 (o uruguaio hoje defende o PSG)

Assim, Messi jogará diante da Real Sociedad nesta quarta (19), no jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei, para ficar à frente desses três. Conseguirá?

X

Em tempo 1: A sequência de oito jogos balançando as redes não é a melhor na carreira de Messi. Ele já tinha obtido essa mesma série em 2012 (total de 12 gols) e outras ainda melhores antes, uma de nove partidas (um total espetacular de 21 gols), também em 2012, e uma de dez partidas, em 2010 (total de 16 gols). A diferença é que os tentos dessas séries não foram anotados somente em confrontos do Barça, mas também em jogos pela seleção argentina.

Em tempo 2: A melhor série goleadora de Messi (por clube mais seleção) é de dez gols, conforme exposto no “Em tempo 1”? Cristiano Ronaldo, quatro vezes o melhor do mundo da Fifa, supera o “rival”. Seu recorde são 11 jogos consecutivos fazendo gol(s), de 11 de fevereiro a 4 de maio de 2014. Um total de 15 gols, em sete partidas pelo Real Madrid e quatro pela seleção de Portugal.

X