Ajax manda cerveja para time escocês que bateu sua marca de vitórias seguidas

Por Luís Curro

Quão difícil é construir uma série respeitável de vitórias consecutivas?

Neste ano, os dois gigantes espanhóis, Barcelona e Real Madrid, estabeleceram sequências de dez e nove triunfos, respectivamente. O alemão Bayern de Munique, uma de oito. O Benfica e o Sporting, ambos de Portugal, de 11 e 9, respectivamente.

Houve quem pudesse mais. O francês Paris Saint-Germain, entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, uma de 17. E a italiana Juventus, de dezembro a fevereiro, uma de 13.

São exemplos que mostram o quanto é difícil emplacar uma vitória atrás da outra por muito tempo, independentemente do campeonato.

Basta olhar para o Palmeiras, líder, melhor time e muito provavelmente o campeão do Brasileiro: o time alviverde venceu, no máximo, três jogos seguidos neste ano.

Assim, as 17 vitórias seguidas do PSG parecem um número significativo. E são.

Cavani (9), Ibrahimovic e Lucas Moura festejam gol no 3 a 0 do PSG sobre o Lyon na Copa da França,  17ª vitória seguida do clube francês, a última dessa série (Thomas Samson - 10.fev.2016/AFP)
Cavani (9), Ibrahimovic e Lucas Moura festejam gol no 3 a 0 do PSG sobre o Lyon na Copa da França, 17ª vitória seguida do clube francês, a última dessa série (Thomas Samson – 10.fev.2016/AFP)

Mas o feito do atual tetracampeão francês não chega perto do que obteve o East Kilbride, time semiprofissional do município homônimo localizado 12 km a sudeste da maior cidade da Escócia, Glasgow, e que disputa a quinta divisão no país.

No dia 26 de março, a equipe ganhou por 3  a 2, fora de casa, do Whitehill Welfare, de quem tinha perdido três dias antes como mandante (2 a 1). Desde então, foram mais 26 triunfos, e nada de empates ou derrotas.

No sábado (5), o East Kilbride obteve a 27ª vitória seguida ao superar em seu estádio, que tem a modesta capacidade de 500 torcedores, por 3 a 1 o BSC Glasgow.

O resultado ganhou contornos épicos porque, com ele, o pacato clube escocês ultrapassou marca do afamado Ajax de Johan Cruyff (lenda do futebol que morreu neste ano). Entre outubro de 1971 e março de 1972, a equipe holandesa estabeleceu uma série de 26 triunfos: 19 pelo Holandês, 3 pela Copa da Holanda e 4 pela Champions League.

Vários sites especializados em futebol publicaram que o East Kilbride “quebrou o recorde mundial” que pertencia ao Ajax. Entretanto, de acordo com o site da BBC (emissora de rádio e TV do Reino Unido), outro pequeno clube, o Hereford, da sétima divisão da Inglaterra, também venceu 27 partidas seguidas, em série encerrada em janeiro passado.

Na sua sequência de 26 triunfos, o Ajax marcou 78 gols e levou 18, um saldo de 60. O East Kilbride, nas 27 vitórias, somou 71 gols a favor e 16 gols contra, um saldo de 55.

O interessante é que o Ajax estava ciente da possibilidade de o clube escocês ultrapassar a marca de Cruyff e companhia. Tanto que planejou congratular jogadores e comissão técnica do time. Enviou para a East Kilbride uma van com 27 engradados de cerveja – o número, 27, tem explicação óbvia.

Elenco do escocês East Kilbride comemora com cerveja, enviada pelo holandês Ajax (Reprodução/Twitter do East Kilbride FC)
Elenco do escocês East Kilbride comemora com cerveja, enviada pelo holandês Ajax (Reprodução/Twitter do East Kilbride FC)

Tendo sido concretizada a vitória, eles foram entregues, para deleite dos presenteados, que até se banharam com a bebida.

Junto com a cerveja (de uma fabricante belga), uma mensagem de Edwin van der Sar, ex-goleiro de Ajax, Juventus (Itália), Fulham (Inglaterra), Manchester United e seleção holandesa e que hoje é o responsável pelo marketing do time de Amsterdã.

“Recordes são para serem quebrados. Então, parabéns”, disse Van der Sar.

“Foi um momento especial, com um toque de classe”, afirmou Martin Lauchlan, treinador do East Kilbride, sobre a gentileza do Ajax, lembrando que, além das dezenas de garrafas de cerveja, também havia duas de champanhe.

Com a proximidade e a amizade entre os clubes, o East Kilbride tem esperança de poder jogar um amistoso de pré-temporada, no ano que vem, contra o Ajax. “Ir até Amsterdã para agradecer pelo que fizeram por nós seria fantástico”, declarou Lauchlan.

O Ajax, por intermédio de um porta-voz, não descartou a hipótese.

Em tempo 1: Neste ano, o Ajax conseguiu uma sequência de vitórias que corresponde a um terço da registrada pelo East Kilbride: nove. 

Em tempo 2: O East Kilbride tentará sua 28ª vitória seguida na quarta-feira da próxima semana, dia 16, em casa, diante do Civil Service Strollers. Um triunfo colocará a equipe no livro dos recordes, isoladamente.