Espanhol se torna o mais velho a fazer 5 gols em jogo de competição europeia

Por Luís Curro

O espanhol Aritz Aduriz já pode se gabar para os amigos, para a família, para os colegas de time.

Afinal, com sua atuação pelo Athletic Bilbao diante do Genk, da Bélgica, igualou-se a ninguém menos que Lionel Messi, o genial argentino cinco vezes eleito o melhor do mundo da Fifa.

Nesta quinta (3), em jogo da fase de grupos da Liga Europa no estádio San Mamés Barrie, em Bilbao (Espanha), o centroavante marcou cinco gols, algo raro em uma competição europeia. Apenas 22 jogadores haviam atingido essa marca – e outro genial, Cristiano Ronaldo, não é um deles. Quatro desses 22 tinham ido além dos cinco gols (fizeram seis).

Aduriz é o 23º: fez todos os gols do Athletic na vitória por 5 a 3. Três deles no primeiro tempo, dois no segundo. Três dos cinco tentos foram de pênalti. Não importa, contam do mesmo jeito.

Só que, se cinco gols em um mesmo jogo não é inédito, o que tornam os de Aduriz especiais?

O fato de ele ter obtido a façanha aos 35 anos. Aduriz tornou-se o mais velho jogador a anotar cinco gols em uma partida de campeonato europeu (de clubes ou de seleções).

Aduriz vibra ao marcar o quarto de seus cinco gols contra o Genk, em Bilbao, pela Liga Europa (Ander Gillenea - 3.nov.2016/AFP)
Aduriz vibra ao marcar o quarto de seus cinco gols contra o Genk, em Bilbao, pela Liga Europa (Ander Gillenea – 3.nov.2016/AFP)

A marca anterior pertencia ao tcheco David Lafata, que em julho de 2014, aos 32 anos, balançou cinco vezes a rede do Levadia Tallinn, da Estônia, defendendo o Sparta Praga. A partida, pela segunda rodada da fase de classificação da Liga dos Campeões, terminou 7 a 0.

O dia de glória pessoal no segundo interclubes em importância no velho continente, porém, não envaideceu Aduriz, que fez questão de, em entrevista pós-jogo, tecer elogios aos companheiros.

“Sou quem termina as jogadas, mas o trabalho é de todos. Sem o time não sou ninguém.”

Repito: Aduriz poderá, sim, gabar-se para amigos, família, colegas de time.

Mas já se vê que não o fará.

Em tempo 1: Aduriz é o mais velho a fazer cinco gols em um só jogo nas citadas competições. E quem é o mais jovem? Ele tem um sobrenome caprichado. Eldar Hadžimehmedović, aos 18 anos, fez todos os seis gols do FK Lyn, da Noruega, no 6 a 0 no NSÍ Runavík, das Ilhas Faroë, em partida da fase classificatória da Copa da Uefa (atual Liga Europa), em agosto de 2003. Hoje com 32 anos, o bósnio Hadžimehmedović ainda está na ativa, pelo norueguês Brumunddal.

Em tempo 2: Julen Lopetegui, treinador da seleção espanhola, convoca nesta sexta (4) a equipe para a partida das eliminatória da Copa-2018 contra a Macedônia, na semana que vem. Não é provável que Aduriz esteja na lista. Há um outro veterano na frente dele: David Villa.

Em tempo 3: Quando Messi marcou cinco gols em uma competição europeia? No dia 7 de março de 2012, na goleada por 7 a 1 do Barcelona sobre o Bayer Leverkusen, no Camp Nou, no confronto de volta das oitavas de final.

Em tempo 4: E, para não deixar de falar de Brasil, que jogador fez mais gols em um jogo do Campeonato Brasileiro? Edmundo. O temperamental atacante castigou, com a camisa do Vasco, o União São João de Araras em São Januário, em 1997: 6 a 0, seis gols do Animal.