Quem é melhor? Cavani x Ibrahimovic

Por Luís Curro

Artilheiro do Campeonato Francês, depois de oito rodadas, com oito gols. Um dos artilheiros da Liga dos Campeões da Europa, após duas rodadas, com três gols. Artilheiro das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, depois de oito rodadas, com cinco gols.

Neste momento, não há atacante em melhor fase no futebol mundial jogado em alto nível do que o uruguaio Edinson Cavani, de 29 anos, do Paris Saint-Germain.

Cavani faz um início de temporada espetacular, o melhor desde que chegou ao clube francês, em 2013, vindo do Napoli por € 64 milhões (R$ 232 milhões pelo câmbio atual). O grande momento ocorre justamente quando ele não tem mais a concorrência de Zlatan Ibrahimovic no PSG.

Ídolo e principal artilheiro da equipe de 2012 a 2016, o irreverente sueco de 35 anos, artilheiro de três dos últimos quatro Campeonatos Franceses, decidiu no meio deste ano não renovar seu contrato e se transferiu para o Manchester United.

Com Ibra presente, Cavani tinha de atuar pela esquerda do ataque e ficava constantemente mais longe do gol do que o colega, que atuava centralizado. Sem Ibra, o uruguaio ocupou essa posição e se tornou, naturalmente, o homem-gol do PSG, aproveitando-se das jogadas armadas pelo ex-são-paulino Lucas, pela direita, e pelo argentino Di María, pela esquerda.

No Manchester United, Ibra, que se aposentou da seleção da Suécia em junho, depois de uma Eurocopa sem brilho, ainda não encantou a Premier League como se esperava. Fez quatro gols em sete jogos no Inglês, porém na tábua de goleadores está atrás de Diego Costa (Chelsea), com seis gols, e de Agüero (Manchester City), Lukaku (Everton) e Antonio (West Ham), todos com cinco.

O que está claro neste momento é que Cavani, com seu cabelão, está “voando” e Ibra, com seu cavanhaque e seu rabo de cavalo, nem tanto. O camisa 9 do PSG está jogando mais que o camisa 9 do Man United, sem dúvida.

Mas, em uma comparação minuciosa entre os dois, ele leva vantagem ou não?

Quem é mais jogador, Cavani ou Ibrahimovic?

O uruguaio Cavani festeja um dos dois gols que fez na vitória do PSG sobre o Bordeaux na Ligue 1 (Franck Fife - 1º.out.2016/AFP)
O uruguaio Cavani festeja um dos dois gols que fez na vitória do PSG sobre o Bordeaux na Ligue 1 (Franck Fife – 1º.out.2016/AFP)

Velocidade

Cavani já foi mais veloz, mas seu poder de arranque continua alto. Como também é forte, 1,84 m e 71 kg (de músculos), quando é lançado no mano a mano com um zagueiro tem grande chance de levar vantagem. Ibrahimovic, com 1,95 m e 95 kg (também de músculos) é bem mais estático, tanto que no PSG a opção do treinador Laurent Blanc (que deixou a equipe na metade deste ano) era pelo sueco no meio e pelo uruguaio no flanco. Cavani 

Técnica

Cavani está longe de ser um grosso, mas nos fundamentos técnicos Ibra está léguas à frente dele. No domínio de bola, na habilidade (como dribla fácil!), nos passes (decisivos ou não), na visão de jogo, na inteligência tática, na “espetacularidade”, em tudo isso o sueco é superior ao uruguaio. Ibrahimovic

Finalização

Ambos são letais. Ibra e Cavani são destros, mas também finalizam bem com a perna esquerda. Os dois são excelentes cabeceadores. Já fizeram vários gols de fora da área. São bons batedores de pênalti, e o sueco leva vantagem na cobrança de faltas. Ibra também funciona melhor nos espaços curtos – consegue arranjar um jeito de se livrar do congestionamento na área e finalizar – inclusive, e muitas e muitas vezes, de calcanhar! Ibrahimovic, por pouco.

Disciplina

Ibrahimovic não chega a ser um jogador temperamental, mas tem um gênio forte, que o leva a discutir mais com os árbitros e com os adversários – e consequentemente levar mais cartões amarelos e vermelhos que Cavani. Nenhum dos dois, porém, é desleal ou abusa das faltas nos adversários. Cavani

Capacidade de decidir a partida

Dificílimo escolher. Por intuição, se eu tivesse que optar, ficaria com Ibra. Uma pesquisa que leva em consideração toda a temporada 2015/2016 mais o início da 2016/2017 (ou seja, um levantamento de partidas recentes), mostra que tenho razão. Os gols de Ibrahimovic foram decisivos em 13 ocasiões, considerando jogos oficiais (amistosos não contam) de PSG, Manchester United e seleção sueca. Cavani, em apenas sete, por PSG e seleção uruguaia. Ser decisivo, na análise feita, é marcar o gol (ou todos os gols) da vitória do time, quando o jogo está empatado, ou marcar o gol que resulta no empate, quando o time está perdendo. Ibrahimovic

O sueco Ibrahimovic em Manchester United 4 x 1 Leicester na Premier League, jogo em que ele passou em branco (Darren Staples - 24.set.2016/Reuters)
O sueco Ibrahimovic em Manchester United 4 x 1 Leicester na Premier League, partida em que o artilheiro não balançou as redes (Darren Staples – 24.set.2016/Reuters)

O resultado é: Ibrahimovic 3 x 2 Cavani.

Ibra é melhor.

Leia também – Quem é melhor? Neymar x Suárez

Leia também – Quem é melhor? Kun Agüero x Lewandowski

Leia também – Quem é melhor? Brasil-1970 x Barcelona-2015

Leia também – Quem está melhor? Bale x Cristiano Ronaldo

Em tempo: Nesta Data Fifa, Cavani desfilará duas vezes com a camisa celeste do Uruguai para tentar ampliar sua artilharia nas eliminatórias para a Copa da Rússia. O primeiro jogo é nesta quinta (6), às 20h, contra a Venezuela, e o segundo, na terça (11), diante da Colômbia. O Uruguai lidera o torneio, um ponto à frente de Brasil e Argentina.

Atualização: Cavani mostrou na vitória do Uruguai sobre os venezuelanos, em Montevidéu, por 3 a 0, que está mesmo em grande forma: fez o segundo e o terceiro gol da sua seleção.