O que esperar da temporada 2016-2017 na Europa

Por Luís Curro

Alguns dos principais campeonatos nacionais na Europa já deram a largada na temporada 2016-2017 (Inglês e Francês), outros estão em vias de começar (Espanhol, Italiano e Alemão).

Na Inglaterra, será o Leicester capaz de surpreender novamente?

Na Espanha, o Atlético continuará tendo força para desafiar Barcelona e Real Madrid?

Na Alemanha, na Itália e na França, há adversário que consiga quebrar a hegemonia de Bayern, Juventus e Paris Saint-Germain?

A seguir, o que este blogueiro gostaria de ver, e também o cenário mais provável.

Leia também – Um resumo da temporada 2015-2016 na Europa

Inglaterra

O que seria bacana: O bi do Leicester. Ninguém dos considerados entendidos de futebol acreditou, até perto do fim, que ele podia triunfar. Virei fã do pequeno clube, torço por ele.

O que deve acontecer: Um dos times de Manchester, liderados por supertécnicos, erguer a taça. O United tem Mourinho e o City, Guardiola.

Resultado da Supercopa: Manchester United 2 x 1 Leicester, em 7 de agosto.

Espanha

O que seria bacana: O Atlético de Madri, muito bem treinado pelo técnico Simeone, voltar a ser campeão. Não faz muito tempo, em 2014, conseguiu.

O que deve acontecer: Barcelona, com o trio MSN (Messi-Suárez-Neymar), e Real Madrid, com o trio BBC (Bale-Benzema-Cristiano Ronaldo), disputarem o topo da tabela.

Resultado da Supercopa: Sevilla 0 x 2 Barcelona (jogo de ida, em 14 de agosto); Barcelona x Sevilla (jogo de volta, nesta quarta, 17).

Alemanha

O que seria bacana: qualquer um derrubar o Bayern, campeão quatro vezes seguidas.

O que deve acontecer: Bayern pentacampeão. Trocou o treinador (Pep Guardiola por Carlo Ancelotti), mas a base é a mesma.

Resultado da Supercopa: Borussia Dortmund 0 x 2 Bayern, em 14 de agosto.

Itália

O que seria bacana: qualquer um derrubar a Juventus, campeã cinco vezes seguidas.

O que deve acontecer: Mesmo sem o francês Pogba, que se transferiu para o Manchester United, a Juve continua fortíssima, com uma defesa dificílima de superar.

Resultado da Supercopa: Será disputada no dia 23 de dezembro, entre Juventus e Milan.

França

O que seria bacana: qualquer um derrubar o PSG, campeão quatro vezes seguidas.

O que deve acontecer: PSG manter a hegemonia. Perdeu Ibrahimovic para o Manchester United, porém terá Cavani, outro homem-gol, mais centralizado e perto dos goleiros rivais.

Resultado da Supercopa: PSG 4 x 1 Lyon, em 6 de agosto.

Em tempo: em Portugal, o bacana seria ver o Sporting, que não ganha desde 2001-2002, superar Benfica ou Porto, os únicos campeões desde então – quase deu no campeonato passado; na Holanda, o bacana seria um bis do visto em 2015-2016, o título decidido na rodada final – deu PSV depois de um tropeço inesperado do Ajax.