Quem é melhor? Higuaín x Harry Kane

Por Luís Curro

Um dos melhores jogadores da história do Napoli e, bem mais que isso, um dos melhores jogadores da história do futebol, Diego Armando Maradona, El Pibe de Oro, quer que o clube italiano se desfaça do seu compatriota Gonzalo Higuaín e que, para o lugar dele, seja contratado o inglês Harry Kane, do Tottenham.

X

Higuaín, de 28 anos, está tendo a melhor temporada de sua vida. A três rodadas do término do Campeonato Italiano, ele já marcou 30 gols (em 32 partidas). Seu melhor desempenho havia sido em 2009/2010, pelo Real Madrid (27 gols em 32 partidas no Campeonato Espanhol).

Apesar da excelente performance de Higuaín, o Napoli não quebrou o jejum de título na Série A, que dura desde 1989/1990, quando Maradona era o astro do time.

O Napoli liderou boa parte do campeonato de 2015/2016, mas acabou ultrapassado pela Juventus, que chegou ao quarto “scudetto” consecutivo na semana passada, amparada por uma sequência espetacular de 25 partidas invicta (incríveis 24 vitórias e 1 empate). Com a vitória sobre o Carpi neste domingo (1º), a Juve ampliou a sua invencibilidade no Italiano.

“Eu acho que Pipita (apelido de Higuaín) já fez o melhor que pôde pelo Napoli e não terá outra temporada como esta”, afirmou Maradona ao canal de TV Piuenne, de Nápoles. “Precisam vender Higuaín pelo máximo de dinheiro possível. Se eu pudesse escolher (um substituto), seria Harry Kane”, recomendou El Diez, campeão mundial com a Argentina na Copa de 1986, no México.

Seis anos mais novo que Higuaín, Kane é o artilheiro do Campeonato Inglês, com 24 gols em 35 partidas. Em 2014/2015, sua primeira temporada como titular, fez 21 gols em 34 jogos, sendo o vice-artilheiro da Premier League, atrás de Agüero, do Manchester City (26 gols).

Mas, afinal, essa hipotética mudança de centroavante é boa para o Napoli?

Quem é mais jogador, Higuaín ou Kane?

Udinese v Napoli - Italian Serie A - Friuli stadium, Udine, Italy - 3/4/16 Napoli's Gonzalo Higuain celebrates after scoring against Udinese. REUTERS/Stefano Rellandini
O argentino Higuaín, do Napoli, vibra ao fazer um gol na Udinese pelo Campeonato Italiano (Stefano Rellandini – 3.abr.2016/Reuters)

Velocidade

Não é a especialidade de nenhum dos dois, especialmente se houver comparação com outros atacantes de ponta que são muito velozes, como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar. Ambos têm mais de 1,80 m (Kane, 1,88 m; Higuaín, 1,84 m) e jogam bem próximos à área, como verdadeiros centroavantes, buscando finalizar a gol o máximo possível ou então fazer o pivô. No entanto, Kane é mais móbil e rápido que Higuaín, por ser menos pesado e mais jovem. O site do Tottenham mostra seu camisa 10 com 65 kg, mas eu custo a acreditar que seja isso mesmo – fisicamente Kane é forte e aparenta uns dez quilos a mais. Higuaín pesa 82 kg. O inglês ganha nesse quesito, o que o torna útil nos contra-ataques, uma das armas bem utilizadas pela equipe londrina. Kane 

Técnica

Também não é a especialidade de ambos – armar não é com eles (Hamsik, no Napoli, e Eriksen, no Tottenham, estão lá para isso). Higuaín até é afeito ao drible e não é grosso, mas já o vi se atrapalhar com a bola algumas vezes. Kane também está longe de ser um suprassumo da habilidade e recorre ao corpanzil para tentar levar vantagem diante dos beques nas disputas um contra um. O forte dos dois é o posicionamento no campo de ataque e a finalização. Querer que façam muito mais que isso é forçar a barra. Empate

Finalização

Tanto Higuaín como Kane são matadores. O argentino esteve especialmente preciso nesta temporada, e o inglês, nesta e na passada. Os dois equivalem-se nos chutes tanto de dentro quanto de fora da área e no cabeceio. O pé direito é o forte de ambos, e os arremates com a canhota dão para o gasto. Infelizmente para o camisa 9 do Napoli, ele errou a finalização mais importante de sua vida em uma final de Copa do Mundo, a do Brasil, em 2014: sozinho, cara a cara com o goleiro alemão Neuer, chutou pessimamente, para fora. Empate

Disciplina

Ambos se esforçam para ajudar na marcação e, atacantes que são, muitas vezes erram o tempo e cometem faltas mais duras. Higuaín é um pouco mais sangue quente que Kane (afinal, é argentino), e nesta reta final de temporada, após expulsão em jogo com a Udinese, confrontou o árbitro, o que lhe rendeu suspensão de quatro jogos – depois reduzida para três. Já recebeu cartão vermelho também em jogo pelas eliminatórias, em 2013, diante da Colômbia, por ter chutado o zagueiro Zapata. Kane, com menos anos de rodagem, tem uma expulsão na carreira – em 2011, quando tinha 17 anos e defendia o Leyton Orient, na segunda divisão inglesa. Nos amarelos recebidos, não há grande diferença nas duas últimas temporadas (Higuaín, média de 0,13 por partida; Kane, média de 0,11). Kane, por pequena margem.

Capacidade de decidir a partida

Eles decidem, e muito, partidas para suas equipes. Contudo o erro de Higuaín na final da Copa do Mundo de 2014, citado no item “Finalização”, é o que faz a diferença aqui. Por causa desse chute errado, que daria àquela decisão uma história diferente, talvez favorável à Argentina, passei a considerá-lo não confiável para decidir uma partida. A Kane, zero Copa do Mundo no currículo, dou o benefício da dúvida. Por demérito de Higuaín, Kane.

Tottenham Hotspur v Arsenal - Barclays Premier League - White Hart Lane - 5/3/16 Harry Kane celebrates after scoring the second goal for Tottenham Reuters / Dylan Martinez Livepic EDITORIAL USE ONLY. No use with unauthorized audio, video, data, fixture lists, club/league logos or "live" services. Online in-match use limited to 45 images, no video emulation. No use in betting, games or single club/league/player publications.
O inglês Kane, do Tottenham, comemora gol contra o Arsenal na Premier League (Dylan Martinez – 5.mar.2016/Reuters)

Considerando que o “empate” vale um ponto, o resultado é:

Kane 5 x 2 Higuaín.

Kane é melhor. (E Maradona, nesse caso, dá um conselho adequado ao Napoli.)

Leia também – Quem é melhor? Neymar x Suárez

Leia também – Quem é melhor? Kun Agüero x Lewandowski

Leia também – Quem é melhor? Brasil-1970 x Barcelona-2015

Em tempo 1: Higuaín, contratado pelo Napoli em 2013 por cerca de € 40 milhões (R$ 158 milhões pelo câmbio atual), tem contrato com o Napoli até a metade de 2018, e Kane tem vínculo contratual com o Tottenham até 2020 – ele joga pelo clube do coração desde os 11 anos, tendo sido emprestado, entre 2010 e 2013, a Leyton Orient, Milwall, Norwich e Leicester.

Em tempo 2: Quer ver Higuaín e/ou Kane em ação? Nesta segunda (2), tanto Napoli quanto Tottenham estarão em campo, às 16 horas (de Brasília). O Napoli recebe a Atalanta (com transmissão do Fox Sports 2) e o Tottenham visita o Chelsea (a ESPN Brasil transmite).