Queniano faz árbitro sangrar com aperto de mão e é suspenso por 5 jogos

Por Luís Curro

Há ao longo da história dezenas de situações insólitas no mundo da bola, e esta é mais uma delas.

Ex-jogador da Inter de Milão, clube pelo qual pouco jogou de 2010 a 2014, o volante queniano McDonald Mariga Wanyama recebeu uma suspensão de cinco partidas por supostamente apertar forte demais a mão de um árbitro. Tão forte a ponto de provocar um sangramento.

Os relatos da mídia italiana, repercutidos em meios de comunicação do Quênia, dão conta de que, perto do fim do jogo da Série B da Itália entre o mandante Latina, atual equipe de Mariga, e o Virtus Entella, no estádio Comunale Domenico Francione, no domingo (24), o árbitro Ivano Pezzuto deixou de marcar um pênalti a favor do Latina.

Isso gerou grande revolta dos jogadores do time, entre eles, Mariga, já que seria a oportunidade de escapar da derrota – o Virtus, na metade de cima da tabela, ganhava por 1 a 0 do Latina, próximo da zona do rebaixamento.

O grandalhão Mariga, de 1,88 m e 86 kg, também chamado de “Big Mac”, exagerou na reclamação e recebeu o cartão vermelho, coroando negativamente um duelo marcado por jogadas ríspidas e indisciplina, tanto que terminou com 11 cartões amarelos e 3 vermelhos.

Antes de ir para o vestiário, o jogador de 29 anos, ainda exasperado, dirigiu-se ao árbitro para “cumprimentá-lo”. Pegou a mão de Pezzuto e, sem deixar de xingá-lo, deu um “senhor cumprimento”, de alguns segundos, que fez o juiz se contorcer de dor, conforme publicou o jornal queniano “Standard Digital”.

O volante queniano Mariga festeja gol que marcou contra  o Avellino (Paola Libralato - 2.abr.2016/Site oficial do U.S. Latina Calcio)
Mariga festeja gol que marcou contra o Avellino (Paola Libralato – 2.abr.2016/Site do Latina Calcio)

Como não encontrei fotos ou vídeos desse momento, e os relatos das reportagens que li não eram tão precisos ou detalhados (algumas falam em “esfolamento”), fiquei imaginando, quase leigo em assuntos de medicina que sou, como um aperto de mão, por mais intenso que seja, pode ocasionar um sangramento.

É possível esfolar a mão de quem se cumprimenta devido ao atrito, a ponto de que ela sangre? Ou ocorrer uma hemorragia interna da mão, causada pela enorme pressão? Talvez usar as unhas, que teriam de estar bem afiadas, para arranhar (e cortar) a parte de trás ou a palma da mão?

Hipóteses à parte, o comitê disciplinar decidiu pela suspensão, o que encerraria a temporada de Mariga, já que restam quatro jogos para o término do campeonato. O Latina discordou da punição, considerando-a “injusta e exagerada”, e vai recorrer. O jogador não comentou o caso.

Em tempo: Em janeiro de 2010, Mariga esteve perto de atuar pelo Manchester City, que estava disposto a pagar € 10 milhões ao Parma, da Itália, pelo queniano. O negócio não deu certo porque o jogador não obteve, antes do encerramento da janela de transferências, visto para trabalhar na Inglaterra. Victor Wanyama, irmão mais novo de Mariga, joga atualmente no futebol inglês, pelo Southampton.