Brasileiro é o primeiro a pegar dois pênaltis em dois jogos diferentes na Premier League

Por Luís Curro

A 34ª rodada da Premier League (o Campeonato Inglês) ainda está em andamento, mas o goleiro Gomes já pode ser considerado um dos personagens, se não “o” personagem, dela.

Titular do Watford, promovido nesta temporada à divisão de elite, o ex-arqueiro do Cruzeiro, do PSV (Holanda), do Tottenham (Inglaterra) e do Hoffenheim (Alemanha) defendeu dois pênaltis no segundo tempo do jogo contra o West Brom e assegurou a vitória de sua equipe por 1 a 0.

Gomes, que também já defendeu a seleção brasileira, tornou-se o primeiro goleiro na história da Premier League a defender dois pênaltis em uma partida em duas ocasiões diferentes.

A segunda, neste sábado (16), no estádio The Hawthorns, em West Bromwich.

A primeira, em abril de 2010, quando vestia a camisa do Tottenham, na derrota por 3 a 1 para o Sunderland, no Stadium of Light, em Sunderland. Bale e Modric, atualmente no Real Madrid, defendiam o clube londrino à época.

As duas cobranças do West Brom foram feitas pelo mesmo jogador, o atacante Berahino, nascido no Burundi (África).

Na primeira, aos 22 minutos, ele cobrou no meio do gol, e Gomes, que havia dado um passo para a esquerda, reagiu a tempo e rebateu. Na segunda, aos 42 minutos, Berahino bateu rasteiro, colocado, bem no canto esquerdo do brasileiro, que se esticou todo, espalmou e ainda ficou com a bola na sequência, ganhando até um beijo na careca do zagueiro austríaco Prödl.

Football Soccer - West Bromwich Albion v Watford - Barclays Premier League - The Hawthorns - 16/4/16 Heurelho Gomes celebrates after Ben Watson (not pictured) scores the first goal for Watford Action Images via Reuters / Andrew Boyers Livepic EDITORIAL USE ONLY. No use with unauthorized audio, video, data, fixture lists, club/league logos or "live" services. Online in-match use limited to 45 images, no video emulation. No use in betting, games or single club/league/player publications. Please contact your account representative for further details. ORG XMIT: UKYdyK
Heurelho Gomes comemora o gol de Ben Watson no jogo em que defendeu dois pênaltis e o Watford ganhou por 1 a 0 do West Brom (Andrew Boyers – 16.abr.2016/Reuters)

No fim de outubro de 2015, Gomes, hoje com 35 anos, deu entrevista a “O Mundo é uma Bola” e, questionado sobre sua reconhecida habilidade em defender pênaltis, declarou: “A principal característica de um pegador de pênaltis é ser frio na hora das cobranças. Vejo vídeos um dia antes dos jogos dos possíveis batedores, mas não me apego somente a isso. Procuro na hora da cobrança esperar ao máximo para ver onde ele irá colocar a bola, e daí uso toda minha envergadura”.

Com o resultado, o Watford deu um passo decisivo para escapar do risco de rebaixamento.

Faltando cinco rodadas para o final, está com 41 pontos. Caem três times. O Aston Villa, sete vezes campeão inglês, soma míseros 16 pontos e já está rebaixado. Os outros dois times que cairiam caso o campeonato terminasse hoje são o Sunderland (30 pontos) e o Newcastle (28).

Gomes, dono de ótima memória, lembrou ao comentar seu feito na Premier League que da outra vez que agarrou dois pênaltis, contra o Sunderland, houve três penalidades máximas na partida. O artilheiro Darren Bent, ex-seleção inglesa, cobrou os três, porém só acertou o primeiro.

Uma curiosidade: naquela ocasião, assim como nesta, o intervalo entre os pênaltis defendidos por Gomes, levando-se em conta o período de bola em jogo, foi o mesmo: 20 minutos. Bent desperdiçou o primeiro aos 41 minutos do etapa inicial, e o segundo, aos 16 minutos da etapa final.