Erro em tradução põe na boca de Zico que Messi superará Pelé

Por Luís Curro

Arthur Antunes Coimbra, o Zico, um dos melhores jogadores da história do Flamengo e do futebol brasileiro, hoje com 62 anos, está na Europa para comentar partidas da Champions League para o canal Esporte Interativo.

O Galinho de Quintino, que defendeu o Brasil em três Copas (1978, 1982 e 1986), esteve no Camp Nou, o estádio do Barcelona, e deu uma entrevista, em português, à Barça TV, depois disponibilizada no site do Barcelona.

Zico falou sobre Messi e disse exatamente o seguinte, conforme se pode ouvir na página do clube catalão: “Jogadores como Pelé, como Garrincha, como Cruyff, como Beckenbauer, como Maradona, para mim são os cinco maiores que eu vi. Mas existem outros que chegam lá, perto e tal, e o Messi começa a caminhar por esse hall de jogadores que entram para a história”.

Está claro que Zico, a quem não cansei de admirar quando garoto por suas belas atuações na seleção brasileira (foi o melhor camisa 10 brasileiro que vi jogar, pois não tive o privilégio de ver Pelé, que só pude admirar, e não dá para cansar de admirá-lo, em videoteipes), passou a seguinte mensagem: Messi pode chegar, um dia, ao nível desses monstros do futebol; está no caminho para se tornar um dos imortais da bola.

Trecho da matéria, em português, no site do clube espanhol Barcelona (Reprodução/Site do FC Barcelona)
Trecho da versão em português do texto no site do clube espanhol (Reprodução/Site do FC Barcelona)

Pois eis a infeliz, e incorreta, tradução que o Barcelona fez para a versão em inglês em seu site: “Ele (Messi) está começando a superar o nível de Pelé, Garrincha, Cruyff, Beckenbauer e Maradona”.

Não demorou para essa declaração, a da tradução, ganhar destaque em veículos internacionais.

ESPN FC (EUA): “Zico: Lionel Messi começa a superar o nível de Pelé, Maradona e outros grandes”.

“Daily Mail” (Inglaterra): “Estrela do Barcelona, Lionel Messi começa a superar Pelé e Diego Maradona, diz Zico, ex-craque do Brasil”.

Eurosport (França): “Zico: Lionel Messi, do Barcelona, no caminho para ser tonar o melhor jogador da história”.

Zico não disse em nenhum momento a palavra “superar”. Muito menos que Messi se tornará o melhor futebolista de todos os tempos.

Mas e agora para ele explicar que não disse? Para milhares de leitores mundo afora, ele já disse. E torna-se bem complicado desdizer o não dito que já é tido como dito.

Então, ao menos neste espaço, julgo necessário deixar exposto, caso o leitor tenha lido em algum lugar a notícia originária de erro de tradução: não, ele não disse.

Aliás, para mim o que Zico disse, mesmo sem dizer, é que o melhor que ele viu jogar foi Pelé… Pois o primeiro a ser citado em uma lista de melhores, 100% das vezes, é aquele considerado o melhor. Coisas do subconsciente.

Leia também – A noite em que um senhor careca pôs Pelé em 2º lugar

Em tempo 1: Sabe a origem do apelido Zico? Foi dado ao garoto Arthur por uma prima, Ermelinda, que encurtou outro apelido, Arthurzico (variação de Arthurzinho).

Em tempo 2: E a origem do apelido Galinho de Quintino? Sim, mesmo já apelidado Zico, o jovem Arthur ganhou também esse no início de carreira, devido ao corpo franzino e ao seu bairro de origem, na zona norte do Rio de Janeiro.