Nomes para Sempre – Success

Por Luís Curro

Uns anos atrás, havia um programa na TV paga chamado “Jogos para Sempre”.

As histórias de grandes jogos envolvendo times brasileiros eram relembradas, com repórteres conversando com personagens das equipes envolvidas, e esses personagens lembrando passagens, detalhes e bastidores das partidas.

Às vezes personalidades (lembro-me de artistas, de escritor, de publicitário) que torciam para algum dos times também faziam comentários.

Passava no SporTV.

Pois neste blog passarei a publicar periodicamente, a partir de hoje, uma seção intitulada “Nomes para Sempre”.

Será exposto o perfil de um jogador cujo nome (ou sobrenome ou apelido) seja curioso, engraçado, diferente, esdrúxulo, chamativo e/ou marcante em determinado aspecto.

No futuro, o torcedor mais apaixonado por futebol internacional irá se lembrar com gosto (ou desgosto) dos aqui citados.

Ao assistir neste sábado (9) a Real Madrid 5 x 0 Granada, pelo Campeonato Espanhol, na estreia do técnico Zidane pelo time merengue, deparei-me com um atacante chamado Success.

E ele foi o eleito para dar início à série.

Success é o último sobrenome do nigeriano Isaac, 1,84 m e 86 kg, atleta do Granada.

Na tradução para o português, “sucesso”.

Mas será que o jogador nascido em Benin City, de 20 anos recém-completados, já alcançou sucesso em sua carreira?

Success deseja "feliz aniversário" a si mesmo (Reprodução/Twitter Isaac Success)
Success deseja “feliz aniversário” a si mesmo (Reprodução/Twitter Isaac Success)

Destaque das seleções de base da Nigéria, Success foi contratado em novembro de 2013 pela Udinese (Itália), que no ano seguinte o repassou para o Granada.

Nos 38 jogos do time no Espanhol 2014-2015, participou da metade, tendo iniciado nove deles. Marcou apenas um gol, mas impressionou o técnico José Ramón Sandoval.

“Agradeço a Deus porque na minha idade não é fácil jogar na Liga e ter um bom desempenho”, afirmou Success depois de estrear pelo Granada no Espanhol – no 1 a 1 com o Elche, em 31 de agosto de 2014, ele deu a assistência para Fran Rico fazer o gol do time.

É fato. Success, ainda muito jovem, está em uma das principais ligas europeias, um feito importante. Defende, porém, uma equipe modesta, que luta contra o rebaixamento e pela qual terá enorme dificuldade em obter títulos – no futebol, títulos são sinônimo de sucesso.

Na temporada atual, Success é titular. Começou 15 das 19 partidas no Espanhol e tem até agora quatro gols – é o coartilheiro do time, ao lado do venezuelano Peñaranda, de 18 anos, que tem sido seu parceiro no ataque da equipe da Andaluzia.

Apesar de ser alto e forte, Success não é um centroavante típico, daqueles que ficam sempre na área, centralizados, esperando cruzamentos. Driblador, ele circula por todos os setores do ataque.

Mas ainda tem muitos pontos fracos: perde a bola com frequência, erra passes constantemente, não é um grande finalizador e contribui pouco na marcação.

Assim, o caminho para Success ter mais sucesso no mundo da bola passa por evoluir tecnicamente, fazer mais gols por seu time e ser convocado para a seleção principal de seu país, a fim de chamar a atenção e despertar o interesse de um clube de maior relevância que o Granada.

Em tempo: Success marcou um gol na seleção brasileira. Foi no Mundial sub-20, no dia 31 de maio de 2015. O Brasil ganhou por 4 a 2, e ele fez o primeiro gol da Nigéria. Judivan (2), Gabriel Jesus e Boschilia anotaram os gols do Brasil, que ficou com o vice-campeonato nessa competição.