Rio-2016 não terá melhor sub-23 do mundo, mas pode receber Alemanha

Por Rafael Reis

Ter Stegen

Começou nesta quarta-feira (17), na República Tcheca, a fase final da Eurocopa sub-21, torneio que irá definir os representantes do Velho Continente no futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano.

No total, sete seleções disputam as quatro vagas europeias na Olimpíada. A Inglaterra, oitava participante da competição continental, não pode disputar a Olimpíada porque não existe como país para o COI _a entidade reconhece como uma só nação a Grã-Bretanha, que inclui ainda Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

O maior desfalque é a França, atual campeã mundial sub-20. Com boa parte dessa geração já inserida na seleção principal, o time sub-21 ficou desfalcado demais e não conseguiu passar pelas fases preliminares do Europeu.

Isso significa que Paul Pogba, volante estrela da Juventus e melhor jogador do mundo com idade olímpica, não virá ao Brasil em 2016. Já temos o primeiro grande desfalque.

Espanha, Holanda e Bélgica são outras forças europeias que não têm mais chances de conseguir a classificação para os Jogos do Rio.

Por outro lado, a Alemanha, atual campeã mundial, está na fase final da Euro sub-21 e pode pintar nas Olimpíadas.

Os germânicos têm um elenco bem experimentado. O goleiro, por exemplo, é Ter Stegen, vencedor da Liga dos Campeões com o Barcelona.

O time tem ainda o zagueiro Ginter, campeão mundial com a seleção principal, o volante Can, titular do Liverpool, e o atacante Volland, companheiro de Firmino, no Hoffenheim e autor de oito gols na última Bundesliga.

Confira os grupos da Eurocopa sub-21

GRUPO A
Alemanha
Dinamarca
República Tcheca
Sérvia

GRUPO B
Inglaterra
Itália
Portugal
Suécia

 


Mais de Rafael Reis no Twitter @rafaelreis14 e no Facebook https://www.facebook.com/rafael.reis.79069