O adeus de Klopp e o repórter que não falava alemão

Por Rafael Reis

Klopp

O mundo descobriu nesta quarta-feira (15) que Ben Bloom, repórter do inglês “Telegraph”, não fala alemão. Mas que tem uma presença de espírito que supera qualquer deficiência idiomática.

Escalado para fazer um liveblogging (cobertura ao vivo em site, semelhante a uma sequência de posts ) da entrevista em que Jürgen Klopp anunciou que deixará o Borussia Dortmund no fim desta temporada, o jornalista se surpreendeu ao descobrir que o treinador não falaria em inglês.

E, sem saber alemão, deu um show de improviso e bom humor.

Separei alguns dos melhores momentos do liveblogging de Bloom, que se tornou febre nas redes sociais:

“O que posso deduzir é que quem que está falando neste momento (imagino que seja o diretor-executivo do Dortmundo ou algo do gênero) está com cara de que alguém morreu. Ele está chocado. Oh, ele disse ‘fantastich’. Imagino que não está descrevendo a decisão de Klopp de deixar o clube.”

“Eu adoraria contar para vocês o que Klopp está dizendo. Ele está falando muito. Mas não consigo entender nada. Então, aí vai uma foto dele colocando água no copo.”

“Vou enviar um e-mail para meu antigo professor de alemão, Dr. Plow, para me desculpar.”

“Por que não temos uma língua universal que valha para o mundo inteiro?”

“Estou realmente arrependido disso. Sei que é não é nada profissional. Não contem ao meu chefe que não sei falar alemão. Ele acha que estou traduzindo esta entrevista coletiva palavra por palavra.”

“Klopp esboçou uma piada e os jornalistas todos riram. Uma piada no fim. Ou quase no fim. Lembremos que ele fica no emprego até 1º de julho (Obrigado a quem tuitou para mim um vídeo “Como aprender alemão em 60 segundos. Mas, acho que não adiantou muito).

Para quem quiser ler a íntegra do material do “Telegraph”sobre o adeus de Klopp, é só clicar aqui

Em tempo, eu também não falo alemão. E nem acho que conseguiria dar o show que Bloom deu ao lidar com essa adversidade. Parabéns para ele!!!


Mais de Rafael Reis no Twitter @rafaelreis14 e no Facebook https://www.facebook.com/rafael.reis.79069