Argentina domina artilharia na Itália

Por Rafael Reis

Tevez

Carlitos Tevez é o artilheiro. Gonzalo Higuaín, um dos vice-goleadores. Paulo Dybala e Mauro Icardi aparecem logo na sequência.

Essa até parece ser a tabela de artilheiros do Campeonato Argentino. Mas é a lista dos goleadores do Italiano.

Enquanto a Itália sofre com a falta de novos talentos individuais, são os argentinos que fazem a festa no Calcio.

Dos cinco maiores artilheiros da competição, quatro são hermanos. Só o francês Jérémy Menez, do Milan, autor de 12 gols, faz companhia a Tevez (13), Higuaín (12), Dybala (11) e Icardi (11).

Quase 15% do total dos 550 gols marcados até o momento nesta temporada da Série A saíram de pés argentinos. São 79 tentos tentos anotados por compatriotas de Lionel Messi.

E essa conta não considera os que assumiram a cidadania italiana como a principal, caso de Pablo Osvaldo, da Inter de Milão, que já balançou as redes cinco vezes.

O número de gols argentinos na Itália é uma enormidade quando comparada aos dados do desempenho brasileiro na competição. Os representantes do futebol pentacampeão mundial fizeram apenas 31 gols nesta temporada.

O sucesso argentino na artilharia do Italiano está ligado à ampla capacidade do país de produzir goleadores, mas também à facilidade que os argentinos têm para entrar no país.

Boa parte da população argentina possui ascendência italiana, casos por exemplo de Dybala, jovem estrela de 21 anos do Palermo, e de Icardi, 21, centroavante polêmico da Inter de Milão, o que faz com que eles não ocupem vaga de estrangeiros no futebol local e também facilita a adaptação à Bota.

No total, 38 argentinos (a conta também desconsidera aqueles que optaram por defender outras seleções) já foram a campo nesta edição do Italiano. O Brasil, segunda principal nacionalidade estrangeira no calcio, tem 36.

Apesar do sucesso atual dos centroavantes hermanos, a Argentina não emplaca um artilheiro do Italiano há mais de uma década. O último foi Hernán Crespo, que marcou 26 vezes pela Lazio na temporada 2000/01.

Além dele, só Gabriel Batistuta (1994/95, com a Fiorentina) e Diego Maradona (1987/88, pelo Napoli) conseguiram esse feito nos últimos 50 anos. Será que chegou a vez de Tevez?

Os principais artilheiros argentinos do Italiano

1º – Carlitos Tevez (Juventus) – 13 gols

2º – Gonzalo Higuaín (Napoli) – 12

3º – Mauro Icardi (Inter de Milão) e Paulo Dybala (Palermo) – 11

5º – Franco Vázquez (Palermo) – 6

6º – Gonzalo Rodríguez (Fiorentina), Maxi Moralez e Germán Denis (Atalanta) – 4