Sabella na Inglaterra

Por Alex Sabino

on stage at plug 3

A Inglaterra tropeça – como de costume – na Copa do Mundo, mas quatro rapazes de Sheffield, no condado de South Yorkshire, esperam que a Argentina vá longe no torneio. Pode ser o passaporte para uma turnê pela América do Sul.

Jake, Tony, Joe e Bob formarama banda  Sabella em 2012. Sim, é uma homenagem ao técnico da seleção argentina, Alejandro Sabella.

“Escolhemos este nome  porque o pai do Tony (o guitarrista) é um grande torcedor do Sheffield United e costuma dizer que Alejandro Sabella foi o melhor jogador que viu atuando pela equipe. Então, desde que era criança, Tony ouvia esse nome. Ele sugeriu quando montamos a banda. Todos gostaram”, afirma o vocalista Jake, em entrevista ao blog.

A história da passagem de Sabella, um meia habilidoso e que quase foi para o Mundial de 1986, por Sheffield é lendária. Não apenas pelo bom futebol, mas pelos bastidores da transação.

Os torcedores mais antigos se lembram até hoje que o  United estava perto de contratar um armador revelação dos Argentinos Juniors. Seu nome? Diego Armando Maradona. No meio do caminho, o treinador Harry Haslam decidiu que o preço era muito alto por um garoto de 17 anos. Resolveu procurar outro jogador argentino mais experiente. Escolheu Alejandro Sabella, então com 23 anos.

Sabella ficou na equipe até 1980, quando foi negociado com o Leeds United por querer defender um clube da primeira divisão inglesa.

“Rob (baterista) é um grande torcedor do Sheffield United e Joe (baixista) prefere o Rotherham United. Os outros não são grande aficionados no futebol”, explica o vocalista.

A banda foi “descoberta” pelos argentinos recentemente, quando a emissora Vorterix começou a tocar as músicas, contar a história do grupo e a homenagem ao treinador.

“Começamos a receber dezenas de tuítes por causa disso. É uma loucura e estamos nas nuvens que nosso nome esteja do outro lado do mundo. Somos muito gratos às pessoas que estão mostrando interesse na nossa música. Não sabemos se [Alejandro] Sabella sabe da nossa existência, mas seria muito bom se ele aprovasse nosso som”, completa.

A divulgação fez nascer o interesse por uma turnê pela América do Sul e, especialmente, a Argentina. Mesmo ainda com pouco tempo de banda e tentando montar uma base de fãs no Reino Unido, os integrantes do grupo planejam aproveitar a oportunidade da divulgação em outro continente. “Nós estamos começando, não tocamos fora do país ainda, mas adoraríamos a oportunidade. Se a Inglaterra for eliminada, vamos torcer para a Argentina ficar com o título”, promete.

Veja aqui o site oficial da banda Sabella.