551 habitantes

Por Rafael Reis

A população inteira de Luzenac é suficiente para montar 50 times de futebol. Cinquenta times contando tudo que dá: recém-nascidos, crianças, velhos, mulheres. Se bobear, até bichos de estimação.

Pois bem, esse povoado de 551 habitantes, cuja cidade conhecida mais próxima é o principado de Andorra (!!!), estará representada na segunda divisão francesa na próxima temporada.

O Luzenac Ariège Pyrénées, clube que nasceu nos anos 1930 como uma associação dos produtores de talco, a maior fonte da economia da região, conseguiu no último fim de semana o histórico acesso ao derrotar o Boulogne por 1 a 0.

A partida foi o evento do século no vilarejo. Uma multidão (para os padrões locais) de 1.500 pessoas, o triplo da população da cidade, foi ao Stade Paul Fédou, carinhosamente chamado de “Bombonera Ariègeoise”. Ariège é o departamento onde fica Luzenac.

O elenco, evidentemente, não é grande coisa. O jogador mais próximo de estrela no grupo é o veteranaço meia Nicolas Dieuze, 35, que passou a maior parte da carreira no Toulouse, da primeira divisão.

Famoso mesmo no Luzenac só o diretor de futebol. Campeão mundial em 1998 e titular em três Copas, o ex-goleiro Fabien Barthez foi homenageado e se tornou presidente de honra em 2012 e, desde dezembro, é o homem-forte do futebol do clube.

Jogadores do Luzenac fazem a festa no acesso do time para a Ligue 2
Jogadores do Luzenac fazem a festa no acesso do time para a Ligue 2